quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Alerta: Tráfico de Seres Humanos – DENUNCIE

As turmas de Terceiros Anos do Colégio Madre Bárbara – Lajeado durante seus estudos sobre População Mundial na disciplina de Geografia estão nesta semana, 23 a 29 de setembro, abordando o tema da Campanha da Fraternidade de 2014: Tráfico de Pessoas. http://www.icm-sec.org.br/site/ver_pastoral.php?id=10

Grave problema social abordado na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado (Palermo- Itália, 2000) e inserido no contexto da Cúpula do Milênio e suas oito metas. Irmã Eurides Alves palestrou aos professores no 1º semestre sobre o tema e disponibilizou material para aprofundarmos o assunto. Foram abordados dados referentes ao Seminário Nacional sobre enfrentamento ao Tráfico de pessoas 2008 (Brasília – DF), Manual de Combate ao Trabalho em Condições Análogas às de Escravo (Brasília/2011), Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (Tráfico de Pessoas), Seminário Estadual (2011) e cartilha Tráfico de Seres Humanos (ICM).



A necessidade de estudarmos este assunto, na disciplina de Geografia, já havia sido levantada após as reportagens de ZH (21 e 23 de julho de 2012) onde foram mencionadas rotas brasileiras e gaúchas (fronteira e Serra Gaúcha) controladas por quadrilhas internacionais de tráfico de pessoas.

O rentável tráfico de seres humanos para exploração sexual, venda de órgãos e trabalho escravo envolve muitos agentes e o que mais choca é a complexidade da rede (recrutar, transportar, transferir ou abrigar pessoas) atingindo 2,5 milhões de pessoas.

Segundo o aluno Thiago Olsen (turma 304) notícias deste ano sobre tráfico de órgãos, especialmente rins, já são frequentes na Albânia e na China, onde um jovem de 17 anos vendeu seu rim para comprar um iPhone e um iPad , oferta de  rins com cartazes em SP, tabelas de preços de órgãos. No Brasil o trabalho escravo já foi amplamente estudado pela turma e inclusive no RS tivemos casos em 2012. O turismo e exploração sexual foi abordado a partir de filmes como: “A informante” e “Cidade do Silêncio” e relatos de alunos, onde as mulheres são o principal alvo.




De acordo com a professora Elisabete, as turmas ficaram impressionadas com o número de vítimas e pessoas em situação de vulnerabilidade e destacam a forte influência da mídia, o analfabetismo e desigualdade social como principais geradoras da prática criminosa. Os debates seguem na sexta-feira e encerram na segunda-feira de tarde dia 01 de outubro de 2012 com montagem de painéis sobre o tema.

Disque Denúncia 100 ou Disque Mulher 180

Elisabete Penz Beuren
Professora de Geografia Ensino Fundamental e Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário