terça-feira, 31 de julho de 2012

Preparai o caminho: "A jornada é nossa"

O terceiro e último dia do "Preparai o Caminho" começou com muita animação. A banda Amor e Adoração ficou responsável por empolgar o público do Maracanãzinho e a oração da manhã contou com as presenças da cantora Eliana Ribeiro e de Luzia Santiago, ambas da Comunidade Canção Nova.

"Que bom que Deus nos chamou e que nós acolhemos o Seu apelo. É muito importante a nossa perseverança. Nós encontramos o Cristo, vamos preparar o caminho do Senhor", disse Luzia Santiago, antes de convidar os jovens a rezarem, juntos, a oração oficial da JMJ Rio2013. "O sinal de Deus está chegando. Lá vem a Jornada Mundial da Juventude, lá vem a esperança para os jovens! E não importa a sua idade, porque jovem em Jesus é qualquer pessoa", falou Eliana Ribeiro.
"Somos chamados a uma nova evangelização", disse o padre Reginaldo Manzotti no início de sua pregação, a primeira deste domingo. Citando Mc 16, 15 ("Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura"), o sacerdote chamou o público a se envolver na preparação da jornada e a fortalecer sua fé e sua experiência em Cristo.

"Eu venho a essa contagem regressiva dizer a vocês que nós temos uma missão muito grande no mundo, a missão de fazer a palavra de Deus ser conhecida. A jornada está acontecendo hoje aqui. Agora é só uma questão de incendiar fé e fervor. É a hora de nós fazermos acontecer a primavera da juventude na Igreja", frisou.

Alegria e adoração

A segunda parte da manhã contou com momentos de festa e adoração. Animados, os jovens puderam cantar com o goiano Tony Allysson, dançar com os DJs e assistir à apresentação do Unicirco do ator Marcos Frota, que levou para o ginásio um show de acrobacias cheio de surpresas para o público. "O Rio de Janeiro, o Brasil vai mostrar para o mundo a nossa alegria, a nossa fé, a nossa convicção. E é com muito prazer que a gente participa desse momento", disse ele.

Terminada a montagem do altar, o padre Ramon, coordenador do Setor de Voluntariado, entrou com o Santíssimo para a adoração junto aos jovens. Emocionados, todos cantaram e rezaram pela jornada. "Eu não sei como você chegou, mas eu sei que você sai transformado daqui. Hoje eu te convido a dar um passo na fé", disse padre Ramon.

Após o almoço, os jovens assistiram ao show do padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, que está lançando seu primeiro CD. A apresentação teve, entre outras, a participação especial dos padres Gleuson e Juarez de Castro e da cantora argentina Athenas. Durante o show houve, ainda, um momento de acolhida da réplica da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, recebida no sábado de manhã. Ao som do refrão "Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz", uma réplica do Cristo Redentor entrou no palco do ginásio e a apresentação terminou com a música "Jesus Cristo", de Roberto Carlos.

Evangelizar é preciso

Antes do início da Santa Missa de envio, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o padre Jorjão subiu ao palco para cantar com o padre Omar e motivar os jovens que passaram o dia no Maracanãzinho. "Vocês têm o privilégio de ser a juventude da jornada do Rio de Janeiro. A jornada é de vocês", falou, tendo como resposta gritos de "a jornada é nossa".

Com a presença dos bispos Dom Henrique, da Polônia, e Dom Antonio Franciso dos Santos, de Aveiro, em Portugal, Dom Orani agradeceu a presença de todos. Os jovens ouviram, então, o pronunciamento do Papa Bento XVI, feito hoje na hora do Angelus. "Trata-se de uma preciosa ocasião para muitos jovens de experimentar a alegria e a beleza da fé. Aguardo ansioso este evento", disse o papa.

Chamando os jovens de amigos, como o beato João Paulo II e Bento XVI, Dom Orani convidou, durante a homilia, os fiéis a serem evangelizadores. "No evangelho, Jesus toma os pães e os peixes e agradece. Também nesta tarde, aqui no Maracanãzinho, eu creio que, como cinco pães e dois peixes alimentaram cinco mil homens, dez mil homens devem dar pra dez milhões de jovens na Jornada. Nesta tarde nós estamos sendo enviados para isso. Somos chamados a multiplicar essa boa notícia", afirmou.

"Nós temos a disponibilidade da juventude em responder os desafios e temos certeza de que vocês, jovens, o farão com alegria", encerrou Dom Orani, antes de rezar a oração oficial da jornada.

Fonte: Jornada Mundial da Juventude
Site Oficial: www.rio2013.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário