quinta-feira, 26 de julho de 2012

Escola Pio XII realizou Jornada Pedagógica e Pastoral


O Serviço de Pastoral Escolar, da Escola Pio XII, realizou a sua Jornada Pastoral com o Evangelho de Marcos em oração, estudos, reflexões e a Jornada Mundial da Juventude-Rio 2013 junto aos educadores.

Como o Mês da Bíblia deste ano de 2012, traz o tema: “Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e o Lema: “Coragem! Levanta-te, ele te chama!” (Mc 10,49), foi realizado um estudo para aprofundamento da formação e espiritualidade dos educadores.

Na capela nos reunimos em oração, leitura do Evangelho, preces e troca de "corações" numa bonita partilha e reconhecimento na caminhada educativa.

Dirigindo para a Sala de Reuniões, para dar continuidade ao estudo, a equipe de Pastoral ofereceu um delicioso chocolate quente como forma de carinho e acolhida a todos.

Foi apresentado, pela Coordenação da Pastoral, um breve itinerário que possibilitou uma "aproximação" mais detalhada do Evangelho: Alguns problemas das comunidades,  a mensagem central na formação do discipulado, uma dinâmica que o Evangelista utiliza para comunicar sua mensagem "informar sobre Jesus para formar Jesus em nós"e um esquema para perceber o rumo do Espírito em Marcos desde o" entusiasmo no início da caminhada com Jesus (Mc 1,16-6,13); o mistério da pessoa de Jesus aparece. Nos discípulos surge a crise do não entender (Mc 1,35-8,21); a cegueira causada pela luz escura da Cruz é combatida pela instrução de Jesus (Mc 8,22-13,37) ao fracasso final, apelo para recomeçar tudo de novo (Mc 14,1-16,8)" com as mulheres "no amor apaixonado pela pessoa de Jesus. Compram perfumes, enfrentam a escuridão dentro e fora delas e seguem os desejos do coração".

Com a leitura dos textos 8,22-26; 10,46-52; 8,27-38; 9,30-37 e 10,32-45 foi refletido sobre as duas parábolas de cura dos cegos e os três anúncios da Paixão de Jesus. Da cegueira dos discípulos para a nossa própria cegueira quando também não somos capazes de aceitar  "ver" na Cruz o Mistério da vida de Jesus. Aceitar fazer mudanças, "conversão e fé", condições evangélicas como exigência de discipulado. Apaixonar pelo Reino de Deus de Jesus, reconhecer a experiência amorosa, íntima de Jesus com seu abbá (papai) e, porque não a de immá (mamãe)...


Aprender com Jesus que para segui-Lo é preciso olhar para a sua pessoa, suas ações e palavras, suas relações e seus toques..."Olhar o rosto, os olhos de Jesus, é olhar o rosto dos pequeninos, dos excluídos, dos sem vez e sem voz" ... "contemplamos o Reino de Deus, de Jesus nas crianças e jovens com os quais trabalhamos?"

Para ilustrar um gesto concreto de mudança de atitude no seguimento de Jesus, foi apresentado fragmento do discurso de D. Manoel, bispo de Limoeiro do Norte (CE),que recusou  receber uma comenda do Senado Federal. Ele afirmou que sua atitude era para protestar contra o aumento salarial de 61,8% aprovado pelos parlamentares em causa própria. A homenagem recusada por ele é a Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.

Os vídeos: The Life of flowers e Mudar de Casa ofereceram mensagens com maior apelo de emoção para a sensibilidade da mudança do "olhar".

Em seguida e dando continuidade no sentido de Missão, foi apresentado a organização da escola sobre a JMJ-Rio2013 através do histórico das Jornadas, da equipe articuladora da escola, da oficialização da participação da Escola no Setor de Hospedagem da Jornada e da Agenda de Mobilização com várias programações para sensibilização e engajamento de toda a Comunidade Educativa Pio XII através de reuniões com alunos, famílias, educadores; sensibilizações nas entradas dos turnos; Peregrinação – Peregrinação: “Caminhando com a Juventude - Escola e Família, realizando um sonho do Coração de Deus sob a benção de Bárbara Maix.”; realização da Gincana com tarefa específica da JMJRio-2013 e da Vigília na Escola entre outras atividades.

O Encontro contou com a participação de reflexões e propostas de trabalho em continuidade ao Projeto Educativo.

Com a Oração Oficial da JMJ-Rio2013, foi encerrado a Jornada Pastoral.





 


Solange Maria Nogueira - Coordenação SPE

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário