quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Seminário sobre a Vida Consagrada reunirá 400 Religiosos/as em Itaici-SP

Por Rosinha Mateus
CRB Nacional

O evento é uma organização da CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, que acontece de 23 a 27 de fevereiro, em Itaici-SP e contará com a participação de Superiores Maiores dos Institutos Religiosos associados à CRB Nacional, Diretoria Nacional, Comissão Executiva Nacional, Presidentes e Assessoras das Conferências Regionais, Equipes de Reflexão Bíblica, Teológica, Psicológica e Missionária; Conselho Superior, Conselho Fiscal e Conselho Editorial da Revista Convergência.


O Seminário que reúne 400 Religiosos e Religiosas de todo o Brasil tem como finalidade redescobrir o sentido profundo da Vida Religiosa Consagrada, revitalizando a paixão por Jesus e seu Reino, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração encarnada, a contemplação sábia da realidade, compromisso discipular-missionário, a convivência como irmãos e irmãs e comunhão com toda a criação.
Visa ainda, buscar maior leveza e agilidade Institucional para a Vida Religiosa, ampliando as fronteiras congregacionais por meio do trabalho conjunto entre as diversas ordens e congregações, da partilha do Carisma com outras pessoas e grupos de redes e parcerias.

 “Vida Religiosa Consagrada – a loucura que Deus escolheu para confundir o mundo (Cf 1Cor1, 18-25)” é um dos temas de abertura do evento que terá como assessora Irmã Delir Brunelli, cf, membro da Equipe de Reflexão Teológica da CRB Nacional.

Leitura dos sinais dos tempos da Vida Religiosa Consagrada, hoje; Conversão ao núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada;  Busca de maior leveza e agilidade institucional; Horizontes, caminhos, Itinerários para uma Vida Religiosa Consagrada que tenha futuro; Pessoas consagradas hoje – sinais que apontam para um modelo novo, serão os grandes subtemas que perpassarão o Seminário, além de momentos intensos de oração por meio da Leitura Orante da Bíblia, plenários e reflexão pessoal.
Entre outros, o Seminário contará com a assesoria de Padre Carlos Palácios,sj, Padre Márcio Fabri dos Anjos,CSsr, Irmã Annete Havenne, Irmã Márian Ambrósio,idp, Irmão Afonso Murad,fms e Bárbara Bucker, mc.

As atividades reflexivas dos Religiosos/as serão marcadas por momentos em que Religiosas e Religiosas de Congregações diversificadas partilharão práticas de processos inovadores que têm respondido aos desafios e necessidades de hoje.

Dom Jaime Spengler, Bispo Referencial para a Vida Consagrada e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, na CNBB, presidirá a Eucaristia do primeiro dia do evento, às 18h. 

CRB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário