terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escola Pio XXI participa de reunião sobre a Jornada Mundial da Juventude 2013 no RJ

A Escola Pio XII/RJ, através da Ir. Expedita (Mantenedora ICM), Ir. Roseli (Professora de ERE) e da Coordenadora do SPE, professora Solange, esteve presente à reunião Arquidiocesana sobre a JMJ RIO 2013 - Jornada Mundial da Juventude -  23 à 28 de julho de 2013 -  na cidade do Rio de Janeiro. 
Nesta reunião ficou demonstrado a importância da participação de toda a Igreja, não apenas a local, para acolher e garantir a realização de uma evangelização que poderá atingir mais de 2,5 milhões de participantes. Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do COL (Comitê Organizador Local) para 2013, presidiu a reunião que contava com diversos representantes, principalmente, de escolas e universidades católicas do Rio de Janeiro e Niterói e das dioceses, de Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
 
Podemos destacar três aspectos fundamentais à organização e planejamento de um evento de tal magnitude: Pastoral, Voluntariado e Hospedagem.
 
O sentido Pastoral à Jornada Mundial da Juventude traz um apelo e inserção, sobretudo dos jovens inscritos, para uma Evangelização em sentido de Catequese: educação para a fé que será ministrada por um bispo seguindo planejamento e critérios escolhidos pela Igreja. "Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível."
 
Integrados à Rede do Imaculado Coração de Maria, iremos nos mobilizando, para participar, com nossos jovens e seus familiares, educadores e as Irmãs, dando ao Coração de Deus, o nosso pulsar de Imaculado Coração de Maria para um rosto e identidade de  Igreja e de Vida, perincipalmente à juventude que tanto nos interpela ao seu protagonismo.
 
Foto: Encontro com as entidades educacionais católicas da Arquidiocese do Rio e das sub-sedes da JMJ Rio2013 (Arquidiocese de Niterói e dioceses de Duque de Caxias e Nova Iguaçu) e membros do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada.
 
Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: http://www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário