terça-feira, 4 de outubro de 2011

Irmãs fundam nova entidade: Instituto Religioso Bárbara Maix

Em um ano marcado pela ação de graças pela beatificação da fundadora, Bem-Aventurada Bárbara Maix e pela comemoração dos 100 anos da Sociedade Educação e Caridade (Mantenedora), as Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM) apresentam sua mais nova entidade: O Instituto Religioso Bárbara Maix (IRBM). A nova entidade surge dentro do processo de reorganização dos serviços prestados pela Congregação à sociedade nas áreas de saúde, educação, ação social e pastoral.

O Instituto Religioso Bárbara Maix foi fundado no último dia 30 de setembro durante Assembleia Geral Extraordinária da Congregação, realizada no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre (RS). A entidade abrigará a ação missionária ICM nos estados brasileiros onde as Irmãs são presença solidária. Esta ação também atende as exigências legais que tipificam os serviços da ação social no Brasil, especificamente a lei 12.101/2009.
 
Os trabalhos da nova instituição serão dirigidos pela Diretoria eleita: Ir. Marlise Hendges (Presidente), Ir. Amelia Thiele, Ir. Élida Debastiani, Ir. Anita Therezinha Dal Piva, Ir. Eurides Alves de Oliveira, Ir. Maria Joana Guedini, Ir. Ignes Dalmolin e Ir. Gema Tonial. Da eleição, participaram 58 Irmãs do Setor Geral e das Províncias ICM Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, São Paulo e Teresina.



Irmã Marlise Hendges, Diretora Geral, lembrou que o novo instituto é fruto de um processo onde todas as Irmãs participaram, e destacou a ação como “abertura ao novo”.
 
No encerramento da assembleia, as Irmãs avaliaram positivamente o encontro e ressaltaram que o IRBM é resultado de um esforço que foi exigente pela dedicação que necessitou: “O trabalho exigiu toda uma preparação colocada com seriedade que nos deu uma segurança” disse a  Irmã Dirce Schneider enquanto a Irmã Maria Dalceo afirmou: “Este trabalho também contou  com a oração e comunhão das Irmãs nas  comunidades. Parabéns à equipe” disse.
 
Com o novo instituto criado e Diretoria eleito, a Assembleia foi encerrada sob aplausos. Um jantar festivo confraternizou as Irmãs. Já no dia 1° de Outubro as Irmãs do Imaculado Coração de Maria iniciam os trabalhos do Conselho Plenário Geral que prossegue até o dia 04 avaliando o ano de 2011 para a Congregação, ao mesmo tempo em que projeta as atividades para o ano de  2012.

Clique aqui e confira as fotos!
  

Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário