quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Escola Pio XII celebrou o mês da Bíblia

Mês da Bíblia 2011:  “Travessia: passo a passo, o caminho se faz” - Essa travessia segue o roteiro apresentado em Ex 15,22-18,27 -  Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9)   
 
A Escola Pio XII, possui em sua história, um sentido muito amplo de itinerância. A Fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, de onde se origina a nossa Escola, encontra em Bárbara Maix,, um modelo de “Êxodo”, de saída, de partida em busca de uma Terra prometida para a realização do que ela compreendia que Deus solicitava de sua vocação e missão.

Nos “Êxodos da vida”, encontramos com o Êxodo da Bíblia, que nos compromete numa “Travessia” e num “Caminhar”, que acolhemos como fundamentos para a nossa Fé e para o exercício do Projeto Educativo ICM.
 
O Mês da Bíblia foi realizado a partir de um planejamento para vermos a Bíblia como livro de fé, de Comunidade, de Aliança e de Libertação, com renovada esperança e coragem diante da própria vida: “vencendo etapas e realizando projetos”.
O Serviço de Pastoral Escolar, no mês de julho realizou a Jornada Pastoral com os professores a partir de Ex 15,22-18,27. Foi trabalhado alguns aspectos do texto e contexto do livro de Êxodo refletindo sobre as Murmurações da Travessia do povo da Bíblia, para recolher as nossas próprias murmurações e, nos deixar iluminar, no enfrentamento de cada uma delas, aprendendo a partir de algumas chaves de leitura em: Ex16,2-3.9-18 – Não acumular; Ex15, 22-27 –  Aprender a Viver; Ex 18, 1-12 –  aprender a SER e Ex18,13-26 – aprender a Participar!

Foi realizado um intenso planejamento com o Maternal, Educação Infantil, Fundamental I e II através do Ensino Religioso.
 
A Semana Bíblica foi realizada a partir dos trabalhos preparados por turmas e Anos de Escolaridade através de: contação de histórias bíblicas, confecção de bíblia musical, jogral de Parábolas, coral, oração, e uma bonita gincana bíblica com gesto concreto de solidariedade numa campanha de doações de guloseimas entre as turmas participantes para um dos Projetos Sociais assistidos pela escola.

A Gincana Bíblica foi uma especial oportunidade para aproximar a Bíblia da Comunidade Educativa, sobretudo dos professores, alunos e familiares envolvidos em sua preparação e realização. As tarefas continham conhecimento bíblico, da vida de Bárbara Maix diante de ensinamentos bíblicos e de aspectos do mundo social relacionados com as mensagens bíblicas: caridade, justiça, amor, entre outras. Algumas tarefas foram feitas antecipadamente e outras no dia da gincana. Formou-se equipes que se identificaram com caracterização, nome e “grito de guerra” a partir da escolha das Virtudes de Bárbara Maix. O júri foi formado pelos professores das turmas que estavam presentes e pela coordenação da Pastoral Escolar. As tarefas foram pontuadas como empenho de participação e cumprimento das regras combinadas. Os professores Guilherme e Graça, ao final da realização da gincana, entregaram uma lembrança para todos os presentes com o lema da gincana inspirado no Salmo e no Evangelho: “Senhor, sua Palavra é luz para meus pés, luz para meu caminho para ser sal da terra e luz do mundo”.
 
 Solange Maria Nogueira
Coordenadora do Serviço de Pastoral Escolar

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário