quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RJ: 10º Batizado de Capoeira e Troca de Corda no Instituto Imaculado Coração de Maria

No dia 03/09/2011, foi realizado o 10º Batizado  e II encontro Cultural de Capoeira na Instituição.
 
O Batizado da Capoeira caracteriza-se como um ritual, onde o aluno iniciante recebe sua primeira graduação como prêmio devido seu desempenho, seguindo a troca de graduação, conforme sua desenvoltura e aprendizado.

 
O Jongo é uma manifestação cultural essencialmente rural diretamente associada à cultura africana no Brasil e que influiu poderosamente na formação do samba carioca, em especial, a cultura popular brasileira. Segundo os jongueiros, o jongo é o "avô" do samba.
 
A puxada de Rede surgiu após o período da escravidão, quando os negros não encontravam oportunidades de se encaixarem no mercado de trabalho e procuravam seu sustento no mar. Em todas as pescas os negros sempre agradeciam a Deus do Céu e a Nossa Senhora (Iemanjá) pelo tempo bom e o sucesso na pescaria.
 
 
O Samba de roda, como o próprio nome diz, caracteriza-se  por uma roda em que as mulheres e homens, começam a sambar de tal forma, que todos os capoeiristas presentes acabam entrando no samba.
 
O Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Dança de forte expressão dramática, dançada em grupo, batendo as grimas (bastões) ao ritmo dos atabaques e ao som dos dialetos africanos.
 
 
 


Província de São Paulo sob a proteção do Dulcíssimo Menino Jesus
Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná
http://www.icmprovinciasp.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário