sexta-feira, 23 de setembro de 2011

23 de Setembro - Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

23 de Setembro 
Dia Internacional Contra a Exploração Sexual 
e o Tráfico de Mulheres e Crianças


Defender e Promover a Vida das pessoas traficadas -
um Imperativo Carismático- Profético!


“Um grito pela vida tão sofrida quero ouvir!
Milhares de outras vozes solidárias vão se unir!
Não mais o trabalho escravo, não mais a exploração!
No grito, a dor e o pranto do canto-libertação!”
( Ir. Miriam Koling).

    O Tráfico de Seres Humanos, cujas vítimas em potencial são as mulheres, as crianças e adolescentes, constituem uma das formas mais explicitas da escravidão do século XXI.  Reflete profundas contradições históricas, relações humanas e sociais da humanidade. Vulnera e viola a dignidade e a liberdade de numerosas mulheres e crianças, mercantilizando e ferindo seus corpos, matando seus sonhos e direito de viver. Configura hoje uma das piores afrontas à dignidade humana e um das mais cruéis violações dos direitos humanos.

    Do ponto de vista econômico trata-se de uma rede extremamente lucrativa que ocupa o terceiro no lugar na economia mercadológica do crime organizado. Estima-se que 700 mil mulheres e crianças que as redes de tráfico passam todos os anos pelas fronteiras internacionais do tráfico humano. Isso sem contabilizar o tráfico interno, que no nosso País é alarmante.
         
    As vítimas deste delito vivem em situações inumanas e degradantes.São violados os princípios e direitos fundamentais da pessoa humana como o direito à vida, à integridade física, à dignidade e o desenvolvimento pessoal, à liberdade de ir e vir e o direito a não ser submetida/o à escravidão, servidão, aos maus tratos. (cf. João Paulo II. 2002)
 

   A pobreza, o desemprego, bem como a ausência de educação e de acesso aos recursos constituem as causas subjacentes ao Tráfico de Seres Humanos. As mulheres são particularmente vulneráveis ao tráfico de seres humanos devido à feminização da pobreza, à cultura de discriminação e desigualdade entre homens e mulheres, à falta de possibilidades de educação e de emprego, a cultura hedonista que transforma o corpo da mulher em objeto de desejo e cobiça.
 

   Segundo o Ministério da Justiça, o desconhecimento da população sobre esta modalidade de tráfico e a pouca divulgação pela grande imprensa colaboram para que crimes desta natureza passem despercebidos pela sociedade. O que facilita a atuação dos aliciadores e tornam as vítimas presas fáceis de falsas promessas de emprego digno e uma vida melhor no estrangeiro ou em alguma outra região do país tida como mais promissora.


   O clamor das mulheres, adolescentes e crianças traficadas, se impõem hoje como um Imperativo Carismático- profético para a Vida Religiosa Consagrada. A crueldade deste crime exige uma decidida e inegociável ação solidária e profética. A presença, a dor e o grito das vítimas é sacramento da presença de Deus clamando por vida, dignidade e libertação.
 

   Sensibilizar e socializar informações sobre o Tráfico de Seres Humanos; capacitar multiplicadores, multiplicadoras para ações educativas de prevenção e assistência  e intensificar a luta por políticas públicas de enfrentamento desta realidade. É a tarefa que tem sido assumida pela Rede um Grito pela Vida desde março de 2006.
 

   A Rede Um grito pela vida é Intercongregacional, constituída por religiosas de diversas Regionais e Congregações. Um espaço de articulação e ação solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. É parte constitutiva da CRB Nacional. Aberta e atua de forma descentralizada e articulada com as organizações e iniciativas afins nas diversas localidades Estados e municípios. Integra a Rede Talitakun, a Rede internacional da VR no enfrentamento ao Tráfico Humano.
          
    Somos convictas de que o tráfico de mulheres e crianças com toda sua complexidade se apresentam como um campo de atuação missionária, um “desafio-clamor, que nos toca profundamente e convoca a todas e todos a estar de maneira estratégica do lado das pessoas indefesas, com uma práxis articulada de prevenção, assistência e proteção às vítimas e incidência política. Trabalhar neste campo não é só uma opção, mas uma necessidade que o Evangelho nos impõe como condição de fidelidade ao Projeto do Reino. Some conosco, abrace você também esta causa, some conosco, faça parte Rede um Grito pela Vida

    O dia 23 de setembro é o dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. Esta data foi escolhida na Conferência Mundial de Coligação contra o Tráfico de Mulheres em 1999 em Dhaka, Bangladesh, e lembra a promulgação da primeira lei que permitiu punir os casos de prostituição e corrupção de menores de idade.

    Em diversas localidades estão sendo realizadas atividades de sensibilização mobilização em torno desta data colocando em pauta esta causa, sobretudo em vista da elaboração do II plano nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas que está em andamento no Ministério da Justiça e da CPI contra o tráfico de Pessoas em curso no Senado.  Informe-se, participe! Realize no seu espaço ações que marquem este dia de luta. Gestos simples desencadeiam ações de libertação: Colocar a questão em pauta em todos os espaços possíveis: igrejas, escolas, hospitais, inserções, obras e projetos sociais, em vista da formação da consciência e ações de intervenção na realidade. Articular forças – atuar em redes e parcerias com a sociedade civil e o poder público. Somar na luta por políticas públicas para a juventude e mulheres. Rezar e aprofundar esta realidade, à luz da Palavra de Deus.

 

Oração Pelas Vítimas do Tráfico Humano

Ó Deus Trindade, fonte de vida, nossas palavras mal podem expressar os sentimentos que temos frente a realidade do Tráfico de Seres Humanos. Quando ouvimos falar de tantos homens e mulheres traficados/as para fins de exploração sexual, retirada de órgãos e Trabalho Escravo, pessoas traficadas para lugares desconhecidos, explortadas devido a ganância humana e o lucro.

Nos indignamos diante de tanta violação dos direitos, gritamos contra a degradantes prática do trafico e rezemos para que seja erradicado.

Fortalece as pessoas  que fora vítimas, para lançar para longe os exploradores de mãos vazias.

Dá-nos sabedoria  e coragem para sermos  solidários e solidárias, para que juntos e juntas encontremos caminhos para liberdade que é um direito de todo ser humano



Amém!

Ir. Eurides Alves de Oliveira, ICM
Rede Um grito pela Vida


blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário