quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Pio XII (RJ): Visita Pedagógica-Pastoral de Convivência e Solidariedade.

A Campanha da Fraternidade 2011 convoca para a “Fraternidade e Vida no Planeta”. A conscientização “das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas” nos compromete, também como Escola, assumir a CF como presença Pastoral e Pedagógica na realização de diferentes iniciativas, para a promoção e defesa da vida.
 
Através da convivência amiga e solidária, de ajuda  na valorização de diferentes espaços e possibilidades de troca dos saberes, a Escola Pio XII realizou o Projeto de Visita Pedagógica-Pastoral com o Lar Santos Anjos Custódios, que abriga 45 crianças de 4 a 13 anos de idade, em situações de prevenção e de risco.


Os alunos do 4º AE - Prof. Maria da Graça Barros, com a participação da Coordenação do SPE e alunos do Grupo de Juventude Pastoral, a Profa. de Ed. Física Lúcia Dias e familiares das crianças, através de doações de materiais de higiene pessoal (shampoo,   desodorante, escova de dentes...) e fraldas geriátricas para as crianças que residem na instituição, realizou uma bonita culminância do Projeto “Amigos do Planeta comprometidos com a vida” com as  brincadeiras, dança, conversas, lanche farto e gostoso.
A experiência de poder viver em gratuidade, disponibilizando tempo e interesse no compromisso de visitar, conviver, aproximar-se do outro, sobretudo onde há maior necessidade e fragilidade, abre para uma mudança de comportamento e de mentalidade para os valores que precisam ser consolidados em generosidade, acolhimento, respeito e,  também, numa formação de  nova consciência crítica, frente aos urgentes desafios sociais de mudança e transformação. 
No encerramento, os alunos entregaram as doações e a professora promoveu um breve debate sobre os cuidados da higiene pessoal como preservação da saúde!

Com oração, cantos e agradecimentos, nos despedimos cientes que precisamos de “INCANSÁAVEL EMPENHO NA DEFESA E PROMOÇÃO DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA.”(Projeto Educativo ICM)
Solange Maria Nogueira
Coordenadora do Serviço de Pastora Escolar

Escola Pio XII – Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário