quarta-feira, 19 de maio de 2010

Colégio Puríssimo completa 101 Anos e recebe Novo Projeto Educativo ICM

“Ó Bárbara, bendita és tu.
Fiel Serva do Senhor!
Anima o nosso caminhar.
Na esperança, fé e amor!”

Entoando o hino da Beatificação de Bárbara Maix, a comunidade educativa do Colégio Puríssimo (SP) celebrou no último dia 15 de maio os 101 anos de sua existência. Durante a celebração eucarística tivemos a oportunidade de cantarmos as músicas do cd “Por tudo dai graças” e, ao mesmo tempo, divulgar este momento tão especial na existência da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.


Durante a eucaristia, fomos lembrados da nossa missão de educadores, de estarmos com os olhos abertos para tudo aquilo que nos circunda na missão educativa. Momento marcante da celebração ocorreu no ofertório, quando um grupo de alunas do Colégio montou a logomarca da Beatificação. Em seguida, o novo Projeto Educativo foi apresentado para a assembléia litúrgica.

Na ação de graças, Irmã Inez Terezinha Augusti, diretora do Colégio, agradeceu a todos que colaboram com esta obra da Congregação e tem contribuído para que a missão educativa seja realizada segundo a proposta pedagógica evangélico-libertadora.


Após a celebração, Direção, Coordenação, Professores e Funcionários reuniram-se no Salão Nobre para o momento de reflexão. Inicialmente, tivemos a leitura da carta de Bárbara Maix (Carta à Congregação enviada em 03 de abril de 1860) e o canto à Semente Lançada que, certamente, fundamenta a presença das Irmãs na cidade de Rio Claro – SP, semente esta que vem gerando frutos.

Na seqüência, Irmã Amélia Thiele, conselheira geral da Congregação, fez a apresentação do Projeto Educativo atentando para os aspectos primordiais do Projeto Educativo que devem estar relacionados às virtudes, herança de Bárbara para os atuais educadores desta Obra.


Por fim, a Comunidade Educativa recebeu das mãos da Irmã Amélia o novo Projeto acompanhado de singela lembrança que nos remete à pessoa da Fundadora.


Cientes da nossa responsabilidade frente aos desafios propostos pelo novo Projeto Educativo, cabe a nós, educadores ICM, posicionarmos de acordo com o Olhar do Coração, propiciando a nossos educandos formação voltada para a vida. Que toda essa experiência nos leve a celebrarmos juntos a Beatificação da nossa Fundadora, Bárbara Maix.




Denilson Ansenello
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário