sábado, 20 de junho de 2009

Festa do Coração de Maria 2009



“Dou-vos mil Parabéns pela festa do Imaculado Coração de Maria!”

Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas nossa mensagem pelo dia 20 de junho –Imaculado Coração de Maria.

Um pouco da história: A devoção ao Imaculado Coração de Maria teve início no século VII e seu crescente foi constante, atingiu a máxima difusão nos anos 1942 a 1952, com forte influência das aparições de Fátima, que determinaram a consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria. A piedade mariana, em toda a Igreja, teve crescente florescimento no século XIX e se difundiu com vigor. A devoção ao Coração de Maria tem por base textos bíblicos: “Maria, por sua vez, conservava todas essas coisas, meditando-as no seu coração” (Lc 2,19) “Sua mãe conservava todas essas coisas no seu coração” (Lc 2,51). “E também a ti uma espada transpassará a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações” (Lc 2,35).

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, desde o seu nascimento, foi batizada com o nome de “Irmãs do Coração de Maria.” Bárbara Maix a denomina de Congregação do Sacratíssimo Coração de Bem-aventurada Virgem Maria, sob o amparo e a proteção do Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

Hoje, Imaculado Coração de Maria, é fonte inesgotável de vida e dinamismo missionário. Convém olhar Maria no todo de sua realidade bíblica como a plena de graça e a portadora da realização da promessa salvadora para toda a humanidade

Sala Coração de Maria, Porto Alegre, RS

A Sala Coração de Maria tem um significado especial para a Congregação e a Igreja. Foi inaugurada na Celebração dos 100 anos de fundação da Congregação, em 1949, e em 2004, foi restaurada. A recuperação do quadro do Imaculado Coração de Maria foi obra de artista plástica, cuidando da originalidade. Esta sala guarda as grandes intenções de Bárbara Maix do Projeto de Vida Religiosa Consagrada, a vida, a espiritualidade, a mística e a missão.

Imaculado Coração de Maria
Padroeira da Congregação



Façamos do Coração de Maria um cofre,
onde colocamos todas as dores,
aflições e trabalhos....
(B. Maix, 1871)



Bárbara, contemplando a Palavra de Deus, na vida cotidiana do povo, descobre a figura de Maria, mulher das primeiras comunidades discípulas do Ressuscitado. Maria, a Mulher, por meio da qual, na “Plenitude dos Tempos”, se dá o cumprimento da promessa (Gl 4,4-11), foi a escolhida por Bárbara como Padroeira da Congregação “Irmãs do Imaculado Coração de Maria”.

Por: Ir. Amélia Thiele
blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário