sexta-feira, 19 de junho de 2009

Beatificação de Bárbara Maix

Depoimentos sobre a expectativa da beatificação de Bárbara Maix enviado pelos professores do Colégio Madre Bárbara, da Província de Caxias do Sul.

Confira!

Espero que todas as instâncias pelas quais o processo ainda irá transitar, tenham a oportunidade de conhecer a linda história de vida desta mulher que esteve sempre a frente do seu tempo, lutando por um ideal, pelos desvalidos e injustiçados, tendo fundado uma Congregação que se distingue de tantas outras por ser ativa, engajada, plural. E, além de ter sido essa mulher forte, sensível, maternal, ainda obteve a graça de provar, a quem com ela conviveu, sua santidade; esta, vivida na simplicidade e humildade como só ela soube manifestar até o fim de seus dias.

Marialda Schnorr Fornari
Coord. Pedagógica do Colégio Madre Bárbara



“Paciência e confiança, humildade e oração são necessárias, a fim de que possamos superar bem a provação.” (Bárbara Maix)

Bárbara Maix, mulher centrada no desejo de Deus, dedicou sua vida à formação e ao cultivo espiritual. Praticou todas as virtudes com fidelidade e constância, buscando em tudo a vontade de Deus. Demonstrou sempre confiança no Criador, acolheu com muito amor todos os desafios da missão e enfrentou, com serenidade, as adversidades.
Fazer parte da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, desenvolvendo um trabalho inspirado na prática Pedagógica de Bárbara Maix, deixa-me muito feliz.
Nossos olhares afetivos, nossa fé e confiança, mas acima de tudo nossas orações diárias, rezadas com muito amor e carinho, estão sendo enviadas, através da força de Deus, para a Beatificação de nossa querida e louvada Bárbara Maix.

Odete Maria Spessatto
Orientadora Educacional
Colégio Madre Bárbara



Professora Rosana B. Scherer
Primeiramente, devo dizer que a confirmação da Beatificação de Bárbara Maix me trouxe muita alegria e também a confirmação de que nossa Fundadora terá o merecido reconhecimento público, além dos muros de nossas escolas, obras sociais,... Por isso, minha maior expectativa é apresentar esta mulher forte, determinada, temente a Deus, sobretudo, a todas as comunidades que ainda não a conhecem. Divulgar a vida de Bárbara, seus gestos de amor e bondade para com os que mais necessitavam, deve ser uma prioridade para cada um de nós que já a conhecemos, e por isso, já amamos esta mulher que tão bem soube dar exemplos de vida. Eu acredito que Bárbara é santa, pois ela já operou milagres em minha vida.



Professora Carla Regina Markus
É com inexplicável expectativa que aguardo a Beatificação de Bárbara Maix. Para mim foi com apreço que sempre acompanhei as notícias e novidades deste longo processo; é um momento de graça, de grandiosa certeza de que a vida de Bárbara foi ontem, é hoje e sempre será um exemplo de magnífica singeleza, ternura, doação sem medidas, revelada no AMOR. Ela foi uma mulher singular em seu tempo e sempre revelou a certeza de que Deus estava lhe conduzindo em seu caminho, mostrando com coragem e persistência que o sonho é possível quando queremos e nos entregamos para os desígnios de Deus.
Agora é importante que nós sejamos anunciadores desta boa nova, para que as pessoas conheçam quem foi Bárbara Maix, podendo então também participar deste momento de graça e no compromisso de que nossa missão será de maior comprometimento, pois vale o exemplo dela para a vida de cada um de nós.


Ó BÁRBARA, BENDITA ÉS TU!
Desde sua tenra idade, Bárbara Maix, foi agraciada com o Carisma especial, isto é, uma graça especial concedida a pessoas especiais, que acolhem com generosidade o chamado de Deus para concretizar o seu Reino neste mundo. Porém, este Carisma não se desenvolve por acaso ou por conta própria. Ele necessita também de cultivo extraordinário, que somente as pessoas de coração magnânimo e grandes virtudes conseguem fazê-lo.
Seu testemunho de fé inabalável, de prece confiante, de desprendimento de seus próprios interesses, fez de Bárbara, nossa Venerável Fundadora e que com a graça de Deus, esperamos seja nossa Beata Fundadora.
A cada notícia de Roma, não dá para conter a emoção, pois nas minhas súplicas de socorro, nunca me senti excluída da sua intercessão.
A sua Beatificação será para nós Irmãs, para nosso Colégio Madre Bárbara e para toda comunidade lajeadense, um momento apoteótico, um solene Aleluia! Grande alegria, mais vida para todos os filhos de Deus!
Haveremos de nos inclinar sempre com mais afeto e ternura para as “pérolas de subido valor”, conforme ela mesma se expressa, que são nossas crianças, jovens e suas famílias, nossos professores, Direção e funcionários.
Por sua intercessão, acolhendo seus ensinamentos, poderemos ser um pequeno grande sinal que faz a diferença, frente ao mundo tão fragmentado e fragilizado nos princípios humano-cristãos, na constituição familiar e da exploração dos poderosos do sistema.
Venerável Madre Bárbara, intercedei a Deus por nós!

Ir. Lorena Joana Rachele

Nenhum comentário:

Postar um comentário