terça-feira, 14 de abril de 2009

ENCONTRO: Juventude ICM realiza encontro e debate protagonismo da juventude

Encontro de Juventude ICM – RJ e Santos – SP

“Fora do caminho que Deus traçou,
por melhor e mais alto que voemos,
por maiores virtudes que pratiquemos,
não alcançaremos nosso destino.” (Bárbara Maix)


“Protagonismo da Juventude – Missionários da paz”

Nos dias 27 a 29 de março, o Serviço de Pastoral Escolar realizou o I Encontro de Juventude ICM – " Protagonismo da Juventude – Missionários da Paz", com a participação das Escolas da Congregação: Escolas Nossa Sra. do Carmo e Pio XII (Rio de Janeiro) e Coração de Maria (Santos/SP).

Esse encontro de Juventude ICM é fruto do Congresso de Juventude realizado em São Leopoldo/RS (2006).


1. Objetivo:

O objetivo do I Encontro foi o de reconhecer, valorizar, promover e garantir o Protagonismo Juvenil escolar segundo os princípios e valores do Projeto Educativo ICM, com valiosa oportunidade de convivência, partilha, reflexão e oração.

2. Conteúdo:
O conteúdo do I Encontro foi o acolhimento das experiências vividas como “juventudes” através da orientação do Tema-eixo que é o da Campanha da Fraternidade 2009, “Paz como fruto da Justiça”.

A realização do contexto histórico-carismático sobre a Fundadora Bárbara Maix, ofereceu elementos de biografia e valores da missão para situar a construção da identidade e perfil de Juventude ICM: “Quem somos?” Foram destacadas características humanas essenciais que o Projeto Educativo defende e promove no Marco Operativo de “Pessoas envolvidas no processo”, relativas aos educandos.


A partir desta perspectiva foi dimensionado duas linhas de reflexão:

  • Protagonismo como missionários da Paz.
Para a discussão do protagonismo foi apresentado uma publicação da Revista Veja intitulada “Juventude em Rede” com leitura crítica sobre “modelos” de perfil juvenil a partir do texto, das experiências juvenis do grupo e do “ideal” pretendido na identidade juvenil ICM.

Para iluminar este VER a juventude, foi utilizado como critério de JULGAR as decorrências éticas para uma cultura de paz segundo o texto-base da CF/2009. O AGIR é na continuidade do viver juvenil nos espaços onde se encontram assumindo a identidade que acreditam e valorizam de autonomia, liberdade, participação dentro de valores fundamentais à plenitude da vida.
  • Um futuro de paz e humanidade para todos - A solidariedade é fruto da caridade, expressão de um futuro sem violência.
3. Pontos significativos:
  • O próprio processo de preparação do Encontro com reunião, critérios de participação, formação de equipes assumindo o Encontro em sua estrutura e organização; presença das famílias na Escola aceitando participar da preparação.
  • Presença de educadores das Escolas, sobretudo do Pio XII, que assumiu mais diretamente as assessorias de reflexão, pela disponibilidade, capacidade de convivência amiga e afetiva sem perder a firmeza e a competência num testemunho bonito de vínculo com a proposta.
  • Estrutura física da casa e presença das Irmãs do Instituto imaculado Coração de Maria pela presença dedicada, carinhosa, paciente, compreensiva e de prontidão em procurar atender todas as necessidades do grupo.
  • O reencontro de 12 participantes do Congresso de Juventude ICM como fortalecimento e continuidade a adesão do Projeto.
  • A entrega das mensagens, sobretudo das famílias, emocionando e enriquecendo a partilha mais afetiva com reconhecimento dos jovens sobre o valor da família que acompanha, apóia, reconhece, cuida, participa,ama.
  • As intervenções dos jovens enriquecendo a reflexão, assumindo liderança nos grupos de trabalho, em iniciativas de plenário, em decisões coletivas, nas orações, nas brincadeiras e dinâmicas.
  • A alegria, a energia o gosto pela vida e desejo de conhecer o outro com respeito às diferenças (não houve atritos, brigas, qualquer manifestação depreciativa de alguém ou de alguma situação feita pelos jovens).
  • O desejo de continuidade.
4. Partilhas:
A partir desta primeira experiência de um Encontro maior envolvendo diferentes escolas, mesmo que da mesma Congregação, é necessário:

Rever:
  • Formato de planejamento e organização.
  • Estabelecer critérios mais comuns de participação dos jovens, por exemplo diminuir a diferença de idade para não distanciar os níveis de interesse.
  • Oferecer capacitação aos educadores para um perfil mais específico a presença intencional e planejada com juventude.
  • A “profissão de fé” juvenil de contexto atual marcado pelo niilismo, descartável, provisoriedade, muita informação e ao mesmo tempo, tecnologias de comunicação como extensão do corpo e dos sentidos, pede atenção para não serem abandonados na fé por serem portadores de uma nova linguagem e representação simbólica do desejo, do sentido à vida. São destinatários e protagonistas de que evangelização?
  • Começar a “pensar” o II Encontro.



Por: Solange Maria Nogueira
Coordenação do SPE/Pio XII e membro da equipe de Coordenação Geral do I Encontro de Juventude ICM RJ/Santos-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário