quarta-feira, 23 de julho de 2014

Colégio Dom Feliciano: Pastoral Escolar promoveu visita solidária ao Hospital Dom João Becker

Gravataí/RS: Em atividade marcada pela solidariedade e apoio aos enfermos, um grupo de alunas do Colégio Dom Feliciano participou de  vista ao Hospital Dom João Becker. A atividade acontece dentro do projeto “Cidadania e Solidariedade”, promovida pela Pastoral Escolar e visa estimular o exercício da solidariedade no cotidiano da vida.

A experiência da visita marcou  o dia das alunas. Reforçando a  mensagem de que pequenos 'gestos promovem grandes transformações', o mundo pode ser marcado pelo bem!
As alunas Vithória Monteiro e Hêmily Alvez Ruiz  escreveram depoimentos sobre a experiência viva. Confira:

Visita ao Hospital Dom João Becker

Grupo Espontâneo da Pastoral Escolar - Colégio Dom Feliciano
Projeto: "Cidadania e Solidariedade"


Hêmily Alvez Ruiz:

Solidariedade, para alguns, é algo desconhecido. Outros sentem falta dela, e tem aqueles que a praticam levando a felicidade para quem precisa com  a realização de simples atos, simples elogios.
Ser solidário, com certeza, não é preparar algo grandioso para agradar aos outros. Ser solidário é, simplesmente, separar um tempo para ajudar aqueles que mais precisam. Se não houver espaço sobrando em sua agenda, comece fazendo coisas "insignificantes" para você que poderá mudar o dia do outro como, por exemplo, ajudar alguém a colocar suas compras no caixa do supermercado. Simples, não é!? Sim, porém faz grande diferença.
Hoje (dia 15/07) tive oportunidade de ter mais conhecimento e de praticar a solidariedade. Juntamente com o grupo Espontâneo da Pastoral Escolar, fomos ao Hospital Dom João Becker, sendo recepcionados pela psicóloga Aline Barth - Obrigada pela recepção!
Uma tarde onde aprendi muito, descobrindo coisas inexistentes para mim, sendo uma realidade para outros. Tivemos como alegrar o dia das pessoas com simples reflexões e com a nossa companhia. Um dia como este nunca será esquecido por mim. Eu acho que solidariedade é tudo que citei e mais um pouco. Mas, para você o que é solidariedade? E o que é ser solidário?
Assim deixo está reflexão!


Vithória Monteiro:

Cada um aprende com os momentos que vive, com as pessoas que convivem, com a sua história de vida... Qual a sua missão enquanto ser humano? Cada vez mais eu venho percebendo que a minha missão é muito grande, a escolha profissional que eu penso para quando concluir o Ensino Médio  se torna concreta a cada dia   e me mostra que, sim, fiz a escolha certa. Hoje a tarde, fizemos uma visita juntamente com o Grupo Espontâneo da Pastoral Escolar, acompanhados da coordenadora, Irmã Claire,  ao Hospital Dom João Becker. Fomos muito bem recepcionado pela psicóloga Aline Barth. A mesma nos mostrou como funciona o hospital, qual as alas, procedimentos, cuidados que hospital possui ao atender a comunidade.

Podemos perceber o quanto um simples gesto de carinho significa para quem o recebe. Foi emocionante e cativante ver as pessoas se sentirem feliz, mesmo sendo pela manifestação mais tímida e quieta que tiveram. O quanto importante é saber que alguém precisa de ti, da tua atenção da tua dedicação a ela. Posso sim afirmar: mais uma bela experiência de vida, que me deixa realizada por ver o sorriso no rosto de cada um.  Para tudo que eu faço hoje, eu sei que um dia alguém vai agradecer por isso. Me sinto feliz por saber que estou fazendo a diferença na vida de alguém. Gostaria de agradecer a companhia de todas as meninas que formam participaram, a nossa coordenadora, a Diretora do Colégio Dom Feliciano, Irmã Jane, a escola que mais uma vez proporcionou a nós, alunos, um momento de consciência, reflexão, humanização e carinho para ver o quanto nós, jovens, podemos fazer e deixar o nosso mundo melhor. Agradeço a psicóloga Aline que teve um enorme carinho e paciência por nos  acompanhar também .

A solidariedade: "É uma palavra freqüentemente esquecida ou silenciada porque incomoda. Quase parece um palavrão: solidariedade",disse Papa Francisco em discurso. E deixo no ar a pergunta: o que para você é solidariedade? E o que ser solidário?
Mas uma experiência de vida que guardarei para sempre na minha memória.

 
 
 
 

Saiba Mais:

Colégio Dom Feliciano
Gravataí – RS
Site: www.colegiodomfeliciano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário