segunda-feira, 28 de julho de 2014

Colégio Mãe de Deus celebra o projeto aluno “A” : uma iniciativa que deu certo!

Escola, é...o lugar onde se faz amigos,
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
o diretor é gente,
o coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente ...
(Paulo Freire)

O “PROJETO ALUNO A” é um excelente projeto do Colégio Mãe de Deus que se tornou vitorioso pela publicidade boca a boca dos próprios alunos. A importância do aprender mais, o interesse e principalmente a postura do aluno de querer estudar com mérito é que foi motivador para este projeto ser implantado em 2014 em nossa Escola.

Inicialmente, quando pensamos no Projeto aluno A, tínhamos a certeza de tratar-se de um projeto diferenciado que valorizaria os alunos, com desempenhos de excelência, estimulando seus esforços individuais. Com isso, começamos a entender e a refletir mais nas histórias individuais dos alunos que se destacam em todas as áreas.

Para sermos justos e valorizarmos o desempenho de excelência, nesse novo projeto, selecionamos os alunos do Ensino Médio com conceito A ou B, independente de sua série, durante o ano de 2013, com direito a renovação dos escolhidos ao longo de 2014 a partir dos resultados dos desempenhos trimestrais, o crescimento e o progresso nos estudos.

Os encontros semanais concretizaram conteúdos que estimularam o interesse e a curiosidade dos demais alunos da escola, permitindo aos mais ousados pedidos de “participante visitante”, proporcionando certa competição para alcançar desempenho semelhante e conquistar também sua oportunidade de participar do projeto.

A aceitação do projeto permitiu concluir que não devemos desperdiçar esses talentos do Colégio Mãe de Deus. Isso não seria justo e nem inteligente. O aluno comprometido com o saber, criativo, autônomo e diferenciado será um profissional de um futuro Brasil melhor aproveitado. As melhores oportunidades estão abertas para as pessoas com maior capacidade de interação, com sabedoria em lidar com diferentes situações e competentes para resolver problemas da sua área de conhecimento.

A missão de potencializar o melhor estudo, os melhores ambientes favorecendo e estimulando o interesse e a participação de cada aluno pelo ato de aprender desenvolvendo posturas diante do conhecimento, criando perspectivas inovadoras baseadas no resgate e/ou prática de pensamentos, atitudes e comportamentos valorosos e significativos  devem permear o processo educacional.

Não é justo não fazermos o possível por aqueles que, de alguma forma, se esforçam mais que os outros, e que ao longo da história, mostram que constroem um mundo melhor.

Por isso, entendemos a importância deste projeto e o significado que ele vem adquirindo na vida dos estudantes deste colégio, desacomodando-os e fazendo com que busquem, de todas as formas, ampliar seus horizontes do conhecimento para poderem fazer parte da “elite do conhecimento”, como assim carinhosamente o chamam, que é o Projeto Aluno A. Uma iniciativa que vem dando certo e a perspectiva é de ampliar ainda mais.

Renato Preissler Loureiro Chaves
Professor de Química e Física

Colégio Mãe de Deus
Porto Alegre/RS
Site: www.colegiomaededeus.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário