segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Noviça Angélica de Oliveira relata a experiência do estágio ICM

Etapa importante na caminhada vocacional das jovens noviças que buscam a consagração religiosa como Irmã do Imaculado Coração de Maria, o estágio vocacional envia a noviça para a vivência comunitária. Neste texto, a noviça Angélica de Oliveira descreve sua experiência.


Junto às Irmãs da Comunidade do Instituto São Benedito - Belém Velho, em Porto Alegre, realizei o período de estágio. Na acolhida e abertura de cada Irmã vivenciei diversos momentos de convivência comunitária (oração, planejamento, partilha, recreação, trabalhos na comunidade Igreja Nossa Senhora do Belém, encontros...) que foi uma rica fonte de aprendizado.

Outro local de intensa convivência foi no Instituto São Benedito, onde as Irmãs atuam em uma linda missão que juntamente com colaboradores/as trabalham com Crianças e Adolescentes, um local que antes eu jamais me imaginava algum dia, mas que, de fato, gostei. Foi muito gratificante, poder participar dos momentos de organização, planejamento, formação, passeio, visitas, trabalhos, encontros, etc. podendo sentir e viver a intensidade dos desafios e das suas conquistas diárias que, aparentemente podem ser pequenas, mas que convoca-nos ainda mais a lançarmo-nos de encontro ao próximo, onde está Deus, na simplicidade, na humildade, na alegria, no carinho de cada olhar, fala ou gesto.

Além de tantas outras maravilhas guardo ainda para mim, do estágio, é que foi um tempo intenso onde constantemente fui desafiada a vivenciar, mais profundamente, o que tenho aprendido na formação que tive até o momento, onde me deparei com diferentes pessoas e realidades, onde são necessárias as “muitas virtudes”, como lembra a Bem-Aventurada Bárbara Maix, na disponibilidade de humanizar-se sempre e cada vez mais.

Assim, com imenso carinho e alegria, agradeço a Deus e a Congregação por mais esta oportunidade de responder ao chamado do Projeto de Deus e da Proposta de Vida Religiosa Consagrada de Bárbara Maix, que me foi concedida neste período.

Angélica de Oliveira - Noviça
“Procuremos o Reino de Deus e a Sua justiça em nós mesmas e naqueles que nos são confiados” (Bárbara Maix, 05.09.1871)


Noviciado: É tempo favorável de assumir o carisma congregacional, de entregar a vida por amor. Tempo de afirmar-se como religiosa, aprofundando a comunhão com Deus, a participação ativa no discipulado a Jesus e o serviço no projeto do seu Reino.
 
Saiba Mais:

Província de Porto Alegre sob a proteção da SS. Trindade
Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso
Site: http://www.provinciatrindade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário