terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alunos do Colégio Madre Bárbara promovem Conferência da ONU


Uma prova oral debatendo a realidade. Na tarde da segunda-feira (19) os alunos do 3º ano de Ensino Médio do Colégio Madre Bárbara promoveram uma simulação da 2º Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) na Disciplina de Geografia. Neste ano os alunos estudaram cerca de 11 países e seus problemas sociais, econômicos, políticos, crises humanitárias, guerras e as Metas do Milênio da ONU para 2015.

Desde junho, os alunos estão pesquisando e desenvolvendo discussões sobre os problemas dos países: Paquistão, Síria, Bangladesh, Coreia do Norte, Mali, Paraguai, República Democrática do Congo, Irã, Turquia, questão Palestina e Israel. Para a Conferência foram selecionados cinco países permanentes, entre eles: EUA, Reino Unido, China, Rússia, França e os 10 provisórios de Azerbaidjão, Guatemala, Marrocos, Paquistão, Togo, Argentina, Austrália, Coréia do Sul, Luxemburgo e Ruanda.

A professora de geografia Elisabete Penz Beuren destaca que o evento teve três grandes objetivos, entre eles: estudar as atualidades da geografia de uma forma diferente e prazerosa para o aluno; realizar uma intervenção nos conflitos como se fossem protagonistas, representando o país como agentes de transformação, com o poder de mudar este quadro e construir novas lideranças, já que se posicionaram frente a diversas temáticas em um exercício de cidadania.

O Projeto desenvolveu a cidadania e o senso crítico preparando os jovens para o Enem e demais vestibulares.“Discutimos e decidimos sobre as ajudas humanitárias, intervenções militares, atividades agrícolas e a questão da mulher que precisa ser revista porque dentro dos objetivos do milênio se deseja um mundo melhor”, diz a professora.

Professora se orgulha

Orgulhosa dos alunos, a professora confessa estar satisfeita com a realização do trabalho, pois eles perceberam que muitas pessoas no mundo estão enfrentando um grande sofrimento. “É motivo de orgulho terem aceitado o desafio, e hoje finalmente concretizarem essa vontade pela mudança, que a maioria dos jovens tem.”

Visita ilustre
Neste ano o CMB contou com a presença do Secretário Geral da ONU JCI, Edson Akitoshi Kodama, Secretário Training da JCI, Gunther Meyer e da vice-presidente brasileira da ONU, Adriana Nunes Machado. Kodama acompanhou a conferência e falou sua experiência por conhecer a maioria dos países pesquisados. 

 

Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário