quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CAIXAS DE MEMÓRIA: a Educação Patrimonial resgata a identidade cultural das famílias

A inserção da Educação Patrimonial como transversalidade no currículo do Colégio Madre Imilda representa uma iniciativa significativa no desenvolvimento da identidade e da memória de nossa comunidade escolar. A volatilidade dos dias atuais, em que os sentidos são perdidos, os significados são mutáveis e as identidades híbridas, a educação representa um dispositivo fundamental para a disseminação e solidificação dos valores necessários a constituição de uma vida em sociedade. Esses valores, no entanto, dependem do desenvolvimento da autoestima, do conhecimento de si e do sentimento de pertencimento a uma comunidade, onde as referências culturais fazem parte desta construção.


A função principal da Educação Patrimonial na escola é possibilitar o conhecimento, o acesso à informação e bens, à fruição dos bens culturais, para que a sociedade possa reconhecer a importância de sua cultura e valorizar a educação. Esta educação possibilita a uma comunidade escolher no passado e no presente, que objetos, signos, tradições e lugares quer preservar.

As turmas de 4º ano desenvolveram a atividade CAIXA DE MEMÓRIAS, através da qual os alunos organizaram bens culturais que representam a memória das suas famílias. Manusear os materiais, sensibilizar-se diante das histórias que eles trazem consigo, reconhecer-se como pertencente a uma narrativa... Todas estas questões são trabalhadas com os alunos. A identidade cultural de nossa comunidade é resgatada na sua pluralidade e na sua dinâmica.

Aprender a valorizar o patrimônio cultural é uma lição que os alunos do Madre Imilda estão aprendendo e levando para suas famílias.


 

Toni Olsen
Serviço de Orientação Pedagógica


Saiba Mais:

Colégio Madre Imilda
Caxias do Sul - RS
Site: www.madreimilda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário