quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Instituto Providência celebra 150 anos de fundação com Santa Missa

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Instituto Providência, obra fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, celebra em 2013 os seus 150 anos de fundação. Situado à Rua Demétrio Ribeiro, centro de Porto Alegre,  a obra social se mantém firme ao longo deste um século e meio de ação social, especialmente junto aos amis pobres. Sob o imperativo da caridade cristã, este tempo confirma a presença de Deus em todo este tempo de graça.

Para marcar este tempo, uma missa em ação de graças foi celebrada no sábado, dia 24 de agosto no Santuário São Rafael. Além da comunidade, o evento religioso reuniu Irmãs, crianças e famílias atendidas pela instituição. A Santa Missa foi presidida pelo Chanceler da Arquidiocese de Porto Alegre, cônego Luís Vunibaldo Melo da Silveira.

Toda a missa foi carregada pela simbologia deste tempo. Uma criança representou Bárbara Maix, primeira diretora do Instituto Providência. Em seguida, um quadro recordou aspectos históricos do espaço. No ofertório, brinquedos e materiais de trabalho foram colocados junto ao altar, como frutos dos trabalhos realizados no local.

Cônego Melo destacou a alegria de celebrar os 150 anos de uma obra cuja a inspiração do trabalho emana do exemplo deixado pela Bem-Aventurada Bárbara Maix: “Na Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, temos esta obra maravilhosa. Estamos  com o coração transbordante para dizer ‘obrigado’ à  Madre Bárbara por ter seguido o impulso que Deus a concedeu de olhar  para as pessoas necessitadas e por ter dado a ela a oportunidade de conduzir esta obra. É louvável esta ação de Madre Bárbara”, disse o presbítero que acrescentou: “esta celebração também mostra quanta oração está presente nessa Obra, o que mostra que Deus também está presente”.

Em nome do Conselho Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a Vice-Diretora Geral, Irmã Amelia Thiele, saudou a comunidade do Instituto Providência pelos trabalhos realizados parabenizou a comunidade do Instituto Providência: “Coisa bonita é celebrar os 150 anos de uma casa que sempre está de portas abertas e coração aberto para acolher crianças, jovens e adolescentes. Todos estamos a parabenizar esta festa de tanta vida e formação para a cidadania que já aconteceu e vai continuar acontecendo. Bárbara iluminou-se pela Palavra de Deus. O Instituto Providência iluminou-se pela Palavra de Deus. É Verdade! Construiu-se sob a rocha firme (Jesus Cristo), pois se não fosse, não estaria de pé”

Irmã Amelia destacou os ensinamentos de Bárbara Maix refletidos na missão de acolher as crianças. A própria fundadora ICM destacou em seus escritos que ‘as crianças são pérolas de subido valor’. “Vocês são as pérolas desta festa. Quanta alegria e ação de graças. Que Bárbara e Maria  traga muitas graças as crianças, jovens, educadores  que lá estão e para as quantas pessoas que por lá passaram. Louvamos a Deus pela Sua misericórdia”.

A Diretora do Instituto Providência e também conselheira do setor pastoral e ação social da Província de Porto Alegre, Irmã Maria Bernadete Macarini, agradeceu às Irmãs e colaboradores pela preparação da celebração e pela doação diária na Obra Social: “Que Deus continue abençoando e iluminando o caminho de cada e de cada uma. Que Bárbara Maix, que foi a primeira diretora desta obra, continue nos dirigindo como ela quer que seja este espaço.” disse.
  

 
Atividades:

O Instituto Providência foi fundado em 1863. Hoje, tem a finalidade de atender e assistir crianças e adolescentes de 03 a 16 anos em situação de risco e vulnerabilidade social. A missão da Instituição é promover a formação integral de crianças e adolescentes, segundo os princípios evangélicos e a proposta pedagógica da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Confira mais fotos clicando aqui!

 
Saiba Mais:

Instituto Providência
Site: www.icm-sec.org.br/providencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário