domingo, 10 de abril de 2011

O jovem Leandro Oliveira, estudante do curso de Teologia, biografia de Bárbara Maix. O texto foi elaborado por meio de uma pesquisa realizada. Ele partilha conosco o texto produzido. Agradecemos ao Leandro pela partilha, ao mesmo tempo em que desejamos que a Bem-Aventurada Bárbara Maix o ilumine!

Bem-Aventurada Bárbara Maix

Bem-aventurada Barbara Maix (Viena, 27 de junho de 1818 — Rio de Janeiro, 17 de março de 1873) foi uma religiosa austríaca fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Foi beatificada no dia 6 de novembro de 2010 no Ginásio Gigantinho em Porto Alegre.

Em 1848 ocorria a revolução liberal em Viena, perseguindo a Igreja Católica e diversas congregações religiosas. Bárbara e suas companheiras, que já contavam com 21, foram obrigadas a abandonar sua residência e então em 9 de novembro de 1848 chegaram ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro sem dinheiro, sem conhecimento de ninguém, sem saber o idioma, com fome, mas cheias de confiança no auxílio divino e na proteção da Virgem Maria.
 
Em 8 de maio de 1849 ela e as religiosas emitiram os votos religiosos e ficou ereta, juridicamente, a Congregação do Imaculado Coração de Maria, já com 22 membros.
 
Bárbara sentia-se comprometida com os pobres e necessitados. Acolhiam mulheres que procuravam asilo, dedicavam-se à educação das jovens mais abandonadas e cuidavam dos doentes. Tinham um apreço especial pelos orfãos. As primeiras experiências de trabalho pastoral junto ao povo foram nos colégios.
 
Estabeleceram-se na Ilha do Bom Jesus que hoje fica dentro da Ilha do Fundão. Depois rumaram a Porto Alegre.
Bárbara Maix faleceu na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Catumbi, onde morava com quatro religiosas numa casa emprestada.
 
Sua ordem se inspira na igreja primitiva, o perdão entre as pessoas da comunidade, o poder de libertação do Evangelho e a educação.
 
As irmãs do Imaculado Coração de Maria é que fundaram e cuidam até hoje do colégio PIO XII em Vila Kosmos e implantam o projeto educativo de Bárbara Maix na escola . Bárbara deixou entre vários escritos este:

Mais do que tudo vale a vontade de Deus

7 comentários:

  1. Mais do que tudo vale a vontade de Deus²

    ResponderExcluir
  2. Adorei, lendo isto acabei adquirindo conhecimento do que a igreja não costuma muito comentar desde que a pessoa vá atrás não é mesmo? Continuei sempre assim.. Parabéns, tudo de bom =)

    ResponderExcluir
  3. ótimo texto adorei Parabéns Leandro =)

    ResponderExcluir
  4. essse texto tb nos fala no perdão!!!!! né no amor ao proximo gostei muito!!! andrea sousa

    ResponderExcluir
  5. Linda trajetória de dedicação e amor ao próximo, parabéns Leandro pela pesquisa!

    ResponderExcluir
  6. Não tenhamos medo de dirigir o olhar para o alto, em direção às alturas de Deus; não tenhamos medo de que Deus nos peça muito, mas deixemo-nos guiar, em todas as atividades da vida diária, pela sua Palavra, ainda que nos sintamos pobres, inadequados, pecadores: será Ele quem nos transformará segundo o seu amor. Obrigado.
    CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de abril de 2011 Papa Bento XVI

    ResponderExcluir
  7. Não tenhamos medo de dirigir o olhar para o alto, em direção às alturas de Deus; não tenhamos medo de que Deus nos peça muito, mas deixemo-nos guiar, em todas as atividades da vida diária, pela sua Palavra, ainda que nos sintamos pobres, inadequados, pecadores: será Ele quem nos transformará segundo o seu amor. Obrigado.
    CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de abril de 2011 Papa Bento XVI
    Alexandre Igreja Jesus Ressucitado

    ResponderExcluir