terça-feira, 21 de setembro de 2010

Congregação disponibiliza síntese sobre os 14 anos de Bárbara Maix em Porto Alegre


Com a proximidade da beatificação de Madre Bárbara Maix, que acontecerá no dia 06 de novembro em Porto Alegre, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria disponibiliza ao público uma síntese dos 14 anos em que Bárbara atuou em Porto Alegre (1856 a 1870).

Irmã Gema Tonial, integrante do Conselho Geral da Congregação, é a responsável pela elaboração da síntese que teve como base o “Documentário”, de autoria do Padre Octavio Cirilo Bortoluzzi.

Trata-se de uma rica fonte de pesquisa sobre a vida da fundadora da Congregação e também de uma parte da história do Rio Grande do Sul, uma vez que Bárbara Maix contribuiu significativamente com a Ação Social e educacional em Porto Alegre, quando atuou em Asilo para crianças abandonadas na Santa Casa de Misericórdia, Escolas e Pensionatos para jovens.

Veja entrevista de Irmã Gema ao site da Congregação

ICM-SEC: Alguma motivação especial para a elaboração da síntese?

Irmã Gema: Minha motivação, ou melhor, inquietação era celebrar a Beatificação de Bárbara Maix, em Porto Alegre, sabendo que ela viveu na Capital do RS, durante 14 anos, sem dizer isso a mais pessoas. O período 1856 a 1870 já vai muito longe, por isso é necessário comunicar.
 

Irmã Gema Tonial
Para mim, é importante que as pessoas que participam da Beatificação tenham esse conhecimento. Estamos participando da Beatificação de uma mulher, uma pessoa Consagrada que, por amor a Deus e aos irmãos mais necessitados, deixou a pátria, a família, e saiu deixando-se conduzir por Deus, totalmente entregue aos seus cuidados e à Sua Vontade.
 
ICM-SEC:Sempre falamos no Pioneirismo de Bárbara ao chegar no Brasil e fundar a Congregação no Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul, isso foi diferente?

Irmã Gema: É necessário que se diga que a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem seu início com Bárbara Maix, foi a primeira Congregação feminina a marcar presença no Rio Grande do Sul. Isso aconteceu na cidade de Pelotas, no ano de 1855. Em Porto Alegre, seu pioneirismo se manifesta em aceitar o convite para atender às meninas da “Repartição dos Expostos”, e sua luta por condições dignas para esse atendimento. Mostra-se, ainda, ao oferecer o trabalho das Irmãs para atender os soldados feridos na Guerra do Paraguai e confeccionar fardamentos para os mesmos.

A Congregação por ela fundada continuou seu pioneirismo no Estado, onde fundou a Escola Nossa Senhora de Lourdes, em Vale Vêneto (1892); a Escola Madre Bárbara, em Lajeado (1897), a Escola Sagrada Família, em Monte Belo do Sul, (1898) e a Escola Imaculada Conceição, de Dois Irmãos (1900), só para citar algumas.

ICM-SEC: Com os 14 anos de vivência em Porto Alegre, qual a grande lição deixada por Bárbara?

Irmã Gema: Se há uma grande lição é esta: a persistência e o comprometimento com o que intuía ser Vontade de Deus, expressa no cuidado com as meninas a ela confiadas. Lutou com todas as forças contra as contrariedades e, em meio à extrema pobreza, buscou sempre o melhor para as crianças, que considerava “pérolas de subido valor”.
E para falar da lição deixada por Bárbara, mencionamos de seus escritos: “Coragem! Tudo tem seu tempo estabelecido por Deus”... “Agora é o tempo em que os bons devem permanecer firmes. Deus é por nós e quem nos pode prejudicar?”

A Síntese “Bárbara Maix: 14 anos em Porto Alegre”, de Irmã Gema Tonial, está disponível no Site das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, www.icm-sec.org.br. Confira!

Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário