terça-feira, 13 de julho de 2010

Aeroporto Salgado Filho recebe exposição sobre vida e obra de Madre Bárbara Maix


Entre os meses de junho e julho, quem passou pela área de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Porto Alegre (RS), teve a  oportunidade de conhecer a respeito da vida e obra da Serva de Deus, Madre Bárbara Maix. No dia 06 de novembro deste ano, vai acontecer a solene Celebração de Beatificação de Bárbara Maix que contará com o representante do Vaticano, Dom Ângelo Amato. A Celebração acontecerá no Gigantinho, Praia de Belas, Porto Alegre, RS, a partir das 13h30min.

 

A religiosa é fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que tem Sede Geral na capital gaúcha. Um total de 38 painéis ilustrativos contam a história da religiosa desde sua origem, Viena, capital da Áustria, oficializando a fundação da Congregação, em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro.  Bárbara e suas companheiras assumiram Asilos de Órfãs, Escolas e Pensionatos no Estado do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Seu falecimento ocorreu em 17 de março de 1873, no Catumbi, Rio de Janeiro.

Irmã Amélia Thiele, Vice-Diretora Geral da Congregação, declara que a exposição oportuniza maior divulgação e conhecimento da vida e santidade da religiosa: “O evento da ‘Beatificação de Madre Bárbara Maix’ – a primeira a se realizar em Porto Alegre, nos permite aproveitar os espaços para uma ampla divulgação nos meios de comunicação escrita e falada. Estamos tornando público este evento religioso e eclesial, para conhecer a santidade e o heroísmo da Bem-Aventurada Bárbara Maix e invocá-la, rogando bênçãos e graças por sua intercessão”, declara.

A Vice-Diretora destaca que os 38 painéis detalham a vida, a missão, a obra, e a espiritualidade de Bárbara Maix e sua Congregação: “Faz memória de dificuldades, desafios, sofrimentos, buscas, conquistas, santidade e a realização do objetivo maior “fundar a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria,” colocando-se a serviço da educação, saúde e assistência social com órfãos, empobrecidos e necessitados. Destaca com clareza o perfil e a mística de Bárbara, o modo ímpar, heróico, santo de viver a vida e as virtudes no mais alto grau. Traz presente as áreas e os espaços de missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, na atualidade”, diz Irmã Amélia.



Existe um itinerário para a Exposição, tendo vários espaços públicos e privados que já demonstram interesse expor e divulgar a vida da futura Bem-Aventurada do Brasil: Escolas, Obras Sociais, Assembléia Legislativa, Vestíbulo Nobre do Salão Dante Barone, Casa da Cultura e outros.
Nascida em 1818, Bárbara Maix fundou a Congregação no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). No Rio Grande do Sul, precisamente na capital gaúcha, onde morou 14 anos, sua obra se destacou quando esteve à frente da organização de Asilos, Orfanatos, Pensionatos e Escolas.  A exposição sobre a vida e obra da Bem-Aventurada ficou no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Salgado Filho, até 10 de julho.

Magnus Regis
blogbeatificacao@gmail.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário