quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BÁRBARA MAIX – uma mulher a frente de seu tempo

COLÉGIO NOSSA SENHORA AUXILIADORA
FREDERICO WESTPHALEN- RS



BÁRBARA MAIX – uma mulher a frente de seu tempo



Nascida em Viena, Áustria, em 27 de junho de 1818, desde tenra idade Bárbara cultivou a fé cristã, herdada de seus pais, a qual foi decisiva para a formação de sua personalidade marcada pela fé herdada dos pais, um forte espírito de luta e resistência, persistente teimosia pela causa da VIDA. É o amor sem limite que a fortalece e a torna destemida, cheia de vigor. Aprende na experiência sofrida do dia-a-dia a não fraquejar diante dos desafios da realidade.

Bárbara, uma mulher frágil em seu porte físico, mas forte na fé em Deus, esteve à frente de seu tempo e, a exemplo das mulheres bíblicas, ergueu a bandeira da justiça em defesa da vida e dos mais necessitados. Em tempo de guerra, de proibição do Estado em fundar congregações religiosas, foi lançada a primeira semente de vida no dia 8 de maio de 1843, em solo vienense, congregando jovens e fundando um pensionato para empregadas domésticas, externando a elas seu desejo de fundar uma Congregação de Irmãs.

A situação sociopolítico-cultural e religiosa de Viena e de toda a Europa era de tensão e conflito pela difusão de idéias liberais, provindas da revolução francesa. Em Viena irrompe a revolução josefinista, contrária às ordens religiosas, que provoca a expulsão de Bárbara e suas companheiras.

Tendo presente este panorama mundial, no qual foram implantadas as raízes iniciais, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi fundada oficialmente no Brasil em 8 de maio de 1849, na cidade do Rio de Janeiro.

No Brasil, Bárbara encontrou um contexto de escravidão. Aos poucos fazia-se também sentir a nova ordem mundial que ia se estabelecendo: o capitalismo e o liberalismo, como advento do operariado. A indústria se acelerou e marcou a história como a era da industrialização. Nesta época em que a mulher não tinha participação social, acesso ao saber e à escola, ela se fez educadora e permitiu o estudo às meninas, em especial às órfãs e pobres. Não aceitava pessoas trabalharem em condição escrava junto às irmãs. Todas realizavam os mesmos serviços e tinham os mesmos direitos, numa relação de igualdade e partilha.

Atualmente nos defrontamos com uma realidade pós-moderna em que os avanços científicos e tecnológicos ocorrem velozmente, onde cresce também o culto ao hedonismo, na busca desenfreada da subjetividade e do individualismo.

Neste contexto, precisamos redescobrir a missão que Bárbara nos legou - cultivar uma postura de fidelidade criativa ao seu carisma fundacional, comprometendo-nos com a defesa da VIDA, buscando resgatar a dignidade da pessoa, promovendo-a em comunidade. Seu exemplo de vida vem congregando discípulos devotos e comprovadas graças alcançadas. Seus filhos e filhas, unidas em oração e confiantes, esperam o dia da beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

"Por tudo Deus seja Louvado"-Bárbara Baix

Iloni Maria marangon Dourado – Iº CELE – ICM



Nenhum comentário:

Postar um comentário