sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Mensagem de Natal da Irmã Miria Kolling

Partilhamos com todos a linda mensagem de Natal da nossa querida Irmã Miria Kollling! Louvamos e bendizemos a Deus pelo seu grande dom musical, ofertado a todas/os nós! Confira:


Ir. Miria Therezinha Kolling
Site: www.irmamiria.com.br

São Paulo, dezembro de 2014.
 

Repasso no coração os dias vividos ao longo deste ano que finda... mas também o abençoado ano de 2013, quando da visita do Papa Francisco. Devo ter dito aos amigos que compus e gravei um CD, inspirado nas suas mensagens - Francisco, no abraço do Redentor, pela Paulus. E foi na Catedral do Rio de Janeiro, no dia 27 de junho, este comovente encontro com ele, aí registrado... Diante de tanta graça e bênção, caio de joelhos, emocionada às lágrimas, pelo amor misericordioso de Deus que me sustentou e conduziu passo a passo no meu peregrinar... cantando sempre, o que tornou mais suave a caminhada, seguindo o conselho de Santo Agostinho, que este ano me acompanhou de modo particular, fazendo-se canto e música. Canta e Caminha é o CD que está nascendo desta experiência. Um verdadeiro Natal musical! Outubro e novembro nos viram  em pleno trabalho de parto, que virá à luz no próximo ano, numa feliz parceria da Gravadora Paulus com a Família Agostiniana.

Cada dia é especial. Cada ano é especial. Porque único e irrepetível, porque feito das surpresas  de Deus, porque  tempo favorável, no hoje da salvação.


1) Mas o que fez muito especial este 2015 foi minha experiência de um mês no Japão – de 30 de abril a 2 de junho, cantando com as comunidades brasileiras e latinas da diocese de Kyoto, em várias cidades: Tsu, Kusatsu/Minakuchi, Nagahama, Suzuka, Ueno, Karasaki, Hikone, a maioria pertencente à região de Shiga-Ken. A convite do Pe. Bruno Rojas, sacerdote peruano que dirige e acompanha as comunidades católicas, foi uma experiência fascinante, ímpar, que alargou horizontes, abriu possibilidades, fez acontecer contato com uma cultura totalmente diferente da nossa, com um povo místico e contemplativo,  que apesar de uma tecnologia avançadíssima, cultiva os valores humanos da paz e harmonia com a natureza,  do respeito ao irmão, do reverente inclinar-se para o outro. Um belo e significativo provérbio japonês, aliás, traduz um pouco esse modo de ser e relacionar-se do povo do Sol Nascente: Quanto mais carregada a espiga, mais abaixa a cabeça.

2) Como compositora e andarilha da música, foram dezenas de  viagens pelo Brasil, cantando com as comunidades,  orientando os Encontros de Liturgia e Canto Pastoral,  sendo também ocasião para ricos contatos, o estar com o povo, as solenes e vivas celebrações... A todos que me acolheram, muito obrigada!


3) Como Irmã do Imaculado Coração de Maria, estamos em tempo de Travessia, conforme o Senhor nos convida  e os novos tempos exigem: Jesus ordenou que partissem para a outra margem. Entrou no barco e os seus discípulos O acompanharam. (Mt 8, 18-23). Avançar para a outra margem, fazer as travessias necessárias, para sermos fiéis ao Reino de Deus, é uma aventura de fé, uma experiência exigente, que só pela graça e força de Deus conseguimos fazer...  Mas Jesus é o Senhor da história e nos conduz com segurança em meio às tempestades da vida... De 1º a 6 deste dezembro participei do Capítulo Provincial, em Natal (RN), dando vida ao meu canto “Travessia”, nascido desta experiência. Nossa nova Província será dedicada a N. Sra. de Guadalupe, que também canto, traduzindo  os rumos do nosso barco congregacional.

4) Coloco nas mãos de Deus minha querida mana Maria Hedwiges, falecida a 11 de julho, bem como meu primo, Pe. Honório Armando Linck, sacerdote dehoniano, que nos deixou a 14 de agosto, além de tantas outras pessoas queridas, que este ano  passaram para o outro lado do caminho...

Santa Edith Stein (doutora, educadora, filósofa, conferencista, judia, cristã, carmelita, mártir, santa...), que aprendi a conhecer,  ler e amar desde a minha juventude, escreveu pequeno e precioso texto sobre “O Mistério do Natal”, nos aconselha: “Ponhamos nossas mãos nas mãos do Menino Deus, pronunciando o nosso Sim ao seu Siga-me! Então, nos tornamos seus, e o caminho está livre, para que a sua vida divina possa passar para a nossa.”  Que assim seja, queridos amigos e amigas!

A todos e cada um, bem como às suas famílias e comunidades,  desejo  um Feliz Natal e Abençoado 2015, Que o Cristo, nossa luz, ilumine nossos passos,  alegre nossas vidas, seja a razão do nosso cantar!

No abraço musical e fraterno, sua sempre grata e feliz por nossa preciosa amizade, 

Um comentário: