quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Colégio Madre Bárbara celebra 117 anos de história


Lajeado – Ao retornar à escola em que aprendeu a ler e escrever além de lecionar, Nara Jardim Silveira de 69 anos, se emociona. A ex-aluna e professora entrou para a instituição em 1952 para iniciar a 1ª série do Ensino Fundamental. Após encerrar o primário no Colégio Madre Bárbara, que na época chamava-se Escola Normal Madre Bárbara, a engajada aluna, entrou no ginásio. “Na época era preciso fazer uma admissão ao ginásio, como se fosse um vestibular”, conta ela. E sem cansar dos estudos, Nara ainda deu sequência ao Curso Normal. Logo após foi chamada para lecionar na instituição.

 A ex-aluna e professora, Nara Silveira, se emociona ao rever a escola  que fez parte de sua vida durante tantos anos

Hoje (30) é o aniversário do Colégio que carrega 117 anos de história para alunos, professores e funcionários que passaram pela escola assim como Nara, que afirma que o Madre Bárbara faz parte de sua vida até hoje. São aproximadamente 700 alunos e 90 professores e funcionários que fazem parte da rede de ensino que iniciou suas atividades em 1897, buscando desde então formar cidadãos responsáveis com valores essenciais para a vida.

Entusiasmada com mais um ano que se inicia, a diretora Maria Elena Jacques, saúda o aniversário da escola, acreditando no projeto educativo da instituição sendo permeado pelos valores, princípios e missão. “No Madre Bárbara estamos testemunhando aquilo que nossa fundadora Bárbara Maix pregava em cartas, testemunhos e mensagens.”

Maria Elena acredita que ao comemorar os 117 anos junto à comunidade escolar e região, percebe-se que a escola faz parte da história de muitas gerações que estiveram envolvidas na construção da rede de ensino. A diretora relembra também uma citação da Fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria, em 1866. “Coloquemos em ação tudo que temos aprendido e ainda aprendemos nesta escola”, disse Bárbara Maix.

Para alcançar uma história de sucesso na educação do Vale, a diretora agradece todos os setores da instituição que trabalham diariamente por uma educação melhor e cada vez mais qualificada. Segundo a diretora é preciso agradecer os professores que conseguem colocar em prática a forma de ser e a aprendizagem dos alunos, além da equipe diretiva, das Irmãs, dos funcionários, da coordenação pedagógica, Associação de Pais e Mestres
(APM) e Associação de

Professores, que são parceiros e ajudam em todos os eventos da escola.
“Queremos poder contar com todos neste ano, revigorando nossas energias e tendo um ano de sucesso, assim como tivemos em 2013.”

As Irmãs da Congregação do Imaculado Coração de Maria também celebram a data em que o CMB comemora seu aniversário, apostando na educação de Lajeado e agradecendo a colaboração de todos que fazem parte da instituição.

A história que formou valores

A ex-aluna e professora, Nara carrega junto consigo uma história de educação. Ela afirma que era bolsista e não podia ter notas baixas, mas sempre foi dedicada e curiosa, por isso adorava aprender. “O Madre Bárbara foi a contribuição mais importante que recebi para preencher tudo aquilo que não tinha recebido de meus pais, inclusive o lado espiritual.

Até hoje vou à missa, pratico Páscoa, Natal, Corpus Christi e estou sempre ligada à religião pela qual eles me orientaram.” O filho de Nara também se formou no Colégio, o qual a ex-professora retrata com orgulho, já que até hoje mantém as amizades que criou em sua infância na escola.

A turma de Nara, que formou-se no Curso Normal em julho de 1961 planeja um reencontro de 49 anos de formatura neste ano para relembrar os aprendizados vividos dentro da escola, com fotos da época, experiências e recordações.

Até hoje a turma de magistério de Nara ainda se reencontra para trocar recordações e visualizar fotos e boletins da época


Pais unidos pela escola

Unidos pelo chimarrão, grupo de pais de alunos no 2º ano do CMB fez amizade dentro da escola

O chimarrão foi o maior parceiro de cerca de 10 pais e mães que criaram um grupo de amigos por levarem os filhos à escola em 2013. O pai de Marina do 2º ano do Ensino Fundamental, Gerson Henrique Dutra conta que o grupo começou com dois casais de amigos que já haviam combinado de colocarem seus filhos na instituição. No início do ano, os pais provaram para a escola que a convivência entre as famílias seria saudável, convidando até mesmo a diretora para participar do “chimarrão matinal” com as famílias.

“Primeiramente nos unimos pelos filhos, depois pelo chimarrão, sou responsável pelo mate, mas acredito que neste ano terei de substituir o tamanho da térmica, pois o grupo está cada vez maior.”

A esposa de Gerson, Fabiana Gugel, agradece as novas amizades que fez com os pais dos colegas de sua filha. “Não nos conhecíamos e começamos a conversar sobre nossos filhos, temas de sala de aula e assuntos em geral.”
Hoje os filhos se uniram ainda mais, brincando juntos em todas as reuniões do grupo. “Em nossos eventos acaba que as crianças e adultos se divertem, queremos que o grupo cresça ainda mais.”

Os pais de Isadora, também do 2º ano, Noé Souza e Claudete Buffon também deram início ao grupo e acreditam que seja muito bom formar uma amizade maior com outros pais, sendo importante para o crescimento das crianças.
“A ideia é que sempre fiquemos juntos, os pais e filhos.”

A mãe de Olivia, Joice Ruppenthal, tem certeza que a amizade dos filhos será eterna, pois ocorre um acompanhamento entre as famílias. “Já conhecia muitos dos pais, no Madre Bárbara a convivência aumentou nas trocas de conversas e histórias das crianças, já que nos vemos quase todas as manhãs.”

A mãe de João Vitor, Luciane Delving, confessa que aprende a superar os problemas com cada um dos pais. “Discutimos pequenas coisas que acontecem em casa com as crianças e avaliamos soluções e ideias.” Além disso, Luciane conta que são planejadas festas ou jantas, já que a escola apoia a integração do grupo.

Projetos para os 117 anos

A diretora Maria Elena salienta que todo aniversário é motivo de comemoração pelos desafios e pela ousadia dentro dos sonhos que pretendem realizar. Este ano, a escola busca iniciar uma obra para beneficiar os alunos da Educação Infantil. O projeto foi encaminhado para aprovação da mantenedora. “Queremos dar um novo visual para a Educação Infantil com um prédio moderno e equipado, buscando sempre aprimoramentos na parte pedagógica.”

A diretora também relembra o carinho e olhar especial que a fundadora mantinha com as crianças, deixando registrado que elas tem um olhar cativante e sem maldade, estando prontas para serem lapidadas e trabalhadas, sendo guiadas a serem pessoas do bem, que respeitam seus limites, sem se basear no ter e sim no ser. “Essa será nossa grande missão e desafio para este ano em que comemoramos 117 anos da escola, temos muito orgulho e prazer de dizer que temos um grande reconhecimento pelo testemunho de pessoas que estudaram ou trabalharam e aqueles que continuam convivendo conosco e reforçando cada vez mais nosso jeito de ser.”

--

Texto e fotos: Jornalista Renata Leal

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário