quarta-feira, 5 de junho de 2013

Palestra contextualiza trabalho sobre Protagonismo Juvenil

Para encerrar uma atividade de sala de aula com chave de ouro, o professor de Ensino Religioso do Colégio Madre Bárbara, Anildo Giacobbo, decidiu finalizar a tarefa sobre Protagonismo Juvenil, com uma palestra diretamente de Pernambuco. O convidado da última quarta-feira (29) foi o professor de Psicologia da Educação, Alexsandro Machado.
   
A palestra teve início com uma troca de experiências onde o convidado, sabendo dos trabalhos realizados na escola, comentou sobre eles e os alunos se interessaram pela metodologia da palestra. Giacobbo destaca que ao fazer uma leitura dos trabalhos, Alex o dimensionou de outras formas. “Queria que eles entendessem que o Protagonismo Juvenil não é apenas copiar algumas coisas da internet e tenho certeza que aprenderam para a vida, pois o Alex tem uma visão mais profunda.”

Walquíria Schüssler (15) é aluna do 1º ano e acredita que a palestra foi importante para sua vida e futuro. Segundo ela, a conversa com Alex foi interessante, pois ele conversou sobre a questão da decisão, para que o jovem saiba usar a liberdade que tem para fazer as escolhas certas. “A palestra reforçou ideais que sempre levei para mim, que devemos sempre melhorar, seguir nossos sonhos e mostrar que podemos ser bons exemplos, cada um fazendo sua parte.”

O trabalho elaborado por Walquíria e seu grupo tinha o tema, jovem no contexto de mudança. Ela conta que junto aos colegas fez pesquisas dos movimentos realizados nos anos 60, quando o jovem participava ativamente dos encontros. “Ainda falamos da volta do jovem como protagonista, pois há algum tempo, estudos mostraram que o jovem estava parado, sem querer se envolver e hoje se percebe um jovem mais preocupado com as questões sociais.”

A aluna já participou de grupos do parlamento estudantil, do conselho escolar e do projeto Instituto de PalavrAções. Mesmo no Ensino Médio, ela já pensa no futuro. Quer cursar moda, mas pretende na profissão criar algo que possa melhorar o planeta. “Sejam peças ligadas à natureza, criar vestimentas com algumas figuras políticas que são exemplos de liderança e mudança, mas quero seguir por esse caminho.”

Convidado especial

O convidado especial foi o professor de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Vale São Francisco, Alexsandro Machado (35), morador de Petrolina, em Pernambuco. Já conhecedor do Vale do Taquari, e principalmente do Colégio Madre Bárbara, ele conta que há 12 anos esteve na escola desenvolvendo um trabalho de formação de lideranças e Protagonismo Juvenil.
 

Machado destaca que sua história no Protagonismo Juvenil surgiu em uma escola parecida com o Madre Bárbara, em Sapucaia do Sul. “Na época comecei a me envolver com os jovens, nos grupos com as pastorais da Igreja Católica, e viajei o Brasil inteiro articulando os jovens pela pastoral.” Após o trabalho, Alex se tornou professor de Ensino Religioso em Porto Alegre, morou em Moçambique e trabalhou em alguns países da África. “Então fiz mestrado, doutorado e virei professor da Universidade Federal, mas essa área continua me encantando por ter uma dimensão que às vezes muitas escolas acabam esquecendo e, considera fundamental.”

O doutor em Psicologia da Educação afirma que a maioria dos profissionais se preocupa com seu mundo de consumo. “Por isso gosto de trabalhar com os estudantes para que percebam que a expectativa deles pode ser muito mais ampla do que essa perspectiva individualizante que a sociedade nos leva.” 

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário