quarta-feira, 3 de abril de 2013

Irmãs realizam visita à Missão ICM na Venezuela

Missão é resgatar  e manifestar as sementes do Verbo em cada cultura, em cada época.  Nos dias 05 a 13 de março de 2013, eu, Irmã Eurides Alves de Oliveira, a Conselheira Geral do setor de Pastoral e Ação social, em companhia da Irmã Delzira Bonatto, conselheira do mesmo setor da Província de  Santa Maria visitamos a comunidade Nuestra Señora de Coromoto – localizada no Caserio  Barracones - Venezuela, onde estão presente as Irmãs Veranilde Pereira   Sá e Inelda Rosinha Lorenzoni.  

Com uma alegre acolhida das irmãs e do povo, vivenciamos momentos de profunda comunhão e enriquecimento mutuo. Na gratuidade da convivência, na partilha de vida, na leitura Orante da Palavra de Deus e da vida,  e nas reflexões que fizemos a partir das opções congregacionais (PGA – Plano Global de Ação ICM) fomos conhecendo um pouco da realidade local e participando do cotidiano comunitário e missionário das irmãs, que numa fecunda inserção e proximidade com os pobres procuram viver no solo venezuelano a defesa e promoção da vida.  

A missão primeira da comunidade se dá pela presença e relações que cultivam com as pessoas e as famílias.  É bonito de ver a amizade, o reconhecimento e o bem querer do povo para com as “hermanas brasileiras" como eles as chamam. Elas são conhecidas, amadas e cuidadas com carinho pelo  povo.

Tendo como sujeito especifico da missão as mulheres e as crianças empobrecidas, as irmãs, com um grupo de mulheres,  atuam prioritariamente  no campo da saúde, através da medicina natural e do atendimento de primeiros socorros aos Romeiros, no santuário Nuestra Señora de Coromoto,  onde além de  cuidar da vida dos peregrinos, comercializam os produtos medicinais e também os artesanatos e objetos religiosos que elas confeccionam para garantir o sustento da comunidade. 
E com as crianças e adolescentes, realizam um trabalho de promoção humana e cristã através de oficinas  sócioeducativas, em turno inverso a escola. Oficinas de formação catequética, Bijuterias, desenho e danças.  Atendem semanalmente 90 crianças e adolescentes.

Não obstante algumas dificuldades, desafios para a continuidade da missão, as irmãs estão felizes e afirmam com convicção de que a presença ICM neste solo venezuelano é significativa para o conjunto da missão congregacional. ”Acreditamos que se promovemos e defendemos a vida, aonde quer que estamos, estamos realizando o sonho de Bárbara e principalmente o SONHO DE DEUS.

Queridas Irmãs Veranilde e Inelda, nossa gratidão pela amável acolhida e  disponibilidade para conosco nestes dias. Deus recompense por todos os gestos de delicadeza bem querer, bem como pela generosa doação de suas vidas a este querido povo venezuelano que carrega no coração e na mente a marca da resistência e do sonho da liberdade, da justiça e da paz para todos. 

Continuamos unidas a vocês e reiteramos nosso compromisso de seguirmos buscando sempre em tudo a Vontade de Deus para a continuidade da presença missionária para além de nossas fronteiras.


Ir. Eurides Alves de Oliveira 
Ir. Delzira Bonatto

Nenhum comentário:

Postar um comentário