sexta-feira, 12 de abril de 2013

Escola Pio XII: “Juventude e Fraternidade”

O Serviço de Pastoral Escolar, Escola Pio XII – RJ, realizou, no sábado - 6/4 - o Encontro do Grupo de Juventude ICM, pela manhã, na escola, com a presença da Ir. Ires Pozzoco, Solange M. Nogueira e da  professora Ana P. Lessa. O Grupo é formado por 35 alunos, do 7° AE ao Ensino Médio.

 
O Encontro iniciou na Capela com a oração, realizada pelos jovens, da Ladainha dos Patronos e Intercessores da Jornada Mundial da Juventude 2013, intenções do grupo e o Pai Nosso. 


Seguiu-se para a Sala de Reuniões com o tema: “Beleza de Vida”. A música de Gonzaguinha, “E a vida, é bonita e é bonita”, antecedeu a leitura e reflexões do texto. Foi apresentado o vídeo “Andressa” como testemunho missionário , integrada à rotina comum de uma adolescente com a escola, família; brincadeiras.

O Grupo segue com uma metodologia nova de vários textos de temas variados para subsidiar a formação juvenil, a serem lidos e discutidos em duplas, destacando os aspectos de maior relevância, descobertas, questionamentos para posterior partilha, orientação e aprofundamento com a Coordenação da Pastoral Escolar em vista da importância de se ter um Projeto de Vida pessoal e da realização do próximo encontro, com maior riqueza de partilha por todos. Os temas  indicados foram bem acolhidos pelo grupo de juventude.

Após, Ir. Expedita fez o convite  para as famílias do grupo de juventude  participem, com a escola,  da hospitalidade em apoio à Jornada Mundial da Juventude; seguiu-se a oração final, onde  cada aluno recebeu um pensamento de Bárbara Maix que foi lido num bonito abraço coletivo, como gesto de renovado desejo de procurar viver o legado dos princípios, valores e virtudes ensinado por Bárbara.

O Encontro encerrou-se com um bonito e delicioso lanche, compartilhado por todos os participantes. Abaixo alguns depoimentos registrados na avaliação do encontro:

“Gostei muito do encontro de sábado, pois, depois de todos os encontros me sinto renovada e sempre tenho um maior conhecimento. Me senti motivada a tornar-me uma nova pessoa, dedicada a ajudar mais as pessoas e ser uma jovem do bem comum.”
(Amanda e Eduarda – T. 92)

“Eu gostei muito do nosso encontro de pastoral da juventude, pois, me ajudou a perceber que nós temos sempre que ter, nem que seja uma horinha, para Deus. O meu tema foi a Convivência é Aprendizado.” (Nayara – T. 74)

“A convivência é aprendizado”. Eu achei este tema muito importante para não julgar a quem nunca se conviveu. Aprendi coisas diferentes e a trabalhar melhor em grupo. A hora do lanche foi muito boa! Amei e fico muito feliz por participar deste encontro.” (Sara Netto – T. 74)
       
Solange Maria Nogueira – SPE

Saiba Mais:

Escola Pio XII
Rio de Janeiro - RJ
Site: www.escolapioxii.g12.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário