Lajeado – Os representantes de turma começaram a ser eleitos no Colégio Madre Bárbara. Para que haja uma organização e um trabalho em conjunto, a escola opta por ter líderes nas salas de aula. Geralmente eleitos como líder, vice-líder, secretário e tesoureiro, eles passam a ter um status a partir do 6º ano, mas o objetivo do Colégio é que todos trabalhem juntos. Até o dia 25 de março os conselheiros das turmas devem fazer a entrega da equipe de liderança de cada classe.
A orientadora educacional Odete Spessatto conta que este já é um projeto permanente no serviço da escola. Os professores conselheiros são orientados a administrar o projeto em sala de aula. “Para isto, estudam textos, passam vídeos, mensagens, conversam e quando percebem que a turma está preparada fazem a escolha.” Algumas turmas formam chapas e apresentam planos de trabalhos para mostrar o interesse pelo cargo.
Entre suas obrigações os representantes ficam responsáveis por organizar murais, lembrar os aniversários de colegas e professores, datas de trabalhos e provas, arrecadar dinheiro para eventos, dinamizar os processos em sala de aula, entre outros. Após a definição dos líderes, é realizado um grande encontro, junto ao Grêmio Estudantil, onde eles recebem as indicações de seus papéis dentro da sala.
As conselheiras
E para liderar este trabalho, as conselheiras de turma estão à frente para acompanhar e mediar estes grupos quanto à importância e a responsabilidade de formarmos líderes. A professora Marisa Sbruzzi, conselheira de turma diz que desde o início das aulas está trabalhando com os estudantes sobre a definição da liderança. “Tento explicar que ele não manda e nem é o chefe, mas simplesmente aquele que fica responsável de informar os recados da direção/vice-direção, alguém que trabalha para melhorar o relacionamento, estimular a turma.”
Para o 6º ano esta é a primeira vez em que elegem líderes nas turmas. Segundo a conselheira Marisa, o fator primordial é saber que a turma decide junto e os quatro escolhidos não são mandantes, e sim representantes porta-vozes da turma. “Para eles tudo é novo, primeira vez que participam e os que perderam ainda estão aprendendo a lidar com isto.” No início, a turma 61, do 6º ano tinha quatro chapas que fizeram propostas, cartazes, se apresentaram e realizaram um trabalho de envolvimento, mas no final, apenas duas continuaram na campanha.
A
maioria das turmas se dividiu em chapas, e as melhores propostas estão sendo
eleitas
Crédito:
Renata Leal
|
Já a professora Andréia Wenzel, está como conselheira de quatro turmas, mas, conforme ela, a responsabilidade se torna gratificante ao saber que os alunos estão cooperando e lutando pelo melhor do grupo. “Eles só tem que saber que o líder não é aquele que comanda, e sim aquele que auxilia, ajuda o colega e professor (a) quando precisa, e é um elo entre a turma e escola.”
É preciso também fazer com que os alunos aprendam a lidar com as perdas, frustrações e ter um espírito competitivo saudável.
Pequenos líderes
A chapa 2 foi a mais votada da turma 61, do 6º ano. A líder Lara Klein (11) afirma que a partir de agora o grupo composto por Gustavo, Stéfani e Raquel irá sempre debater sobre as ideias com os colegas. “Vamos representar a turma, queremos sempre pedir a opinião deles e tentar fazer uma chapa boa, pra que a turma goste do nosso trabalho e evolua sempre.” O grupo eleito garante que irá prezar a responsabilidade e o comprometimento.
O 6º ano elegeu os líderes pela primeira vez, e a escolhida foi a chapa 2 / Foto: Renata leal |
Saiba Mais:
Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário