segunda-feira, 18 de março de 2013

Ex-aluno de Bergoglio, Anildo Giacobbo acredita que ele irá fazer um ótimo trabalho como Papa

Lajeado – No domingo, dia 10 de março, quando viu no jornal a foto de todos os candidatos a Papa, o professor de Ensino Religioso do Colégio Madre Bárbara, Anildo Giacobbo observou que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio era candidato. Há 15 anos, Giacobbo foi aluno do Papa que adotou o nome de Francisco. 

O professor da escola estudava para ser padre e conheceu o Bergoglio quando foi fazer um curso de Teologia, em Buenos Aires. O Papa, na época Bispo, deu aula da disciplina Mistério de Deus na fundação bíblica. Após alguns anos o professor do Colégio desistiu de ser padre, pois gostava de trabalhar com as questões sociais e sentiu que não era sua vocação seguir a profissão.
 
Na época o Papa ministrou o curso de Mistério de Deus e o professor Anildo percebeu que era um homem espiritual, profundo e com experiência de Deus muito grande. “Apresentei-me a ele como estudante do Brasil com experiência em filosofia e no curso percebi que a filosofia era órfã da teologia. Na relação que fiz com ele, descobri que a filosofia ajudava a entender melhor a teologia.” Ao se aproximar do Papa Francisco, recebeu um livro de presente, o “Retiro de Santo Inácio” que tem como lembrança até hoje. “Não tenho assinatura, mas ele que me presenteou.”
 
Quando foi anunciado que o Papa seria Bergoglio, o professor que estava ouvindo na rádio admite estar muito feliz com a escolha.
O nome Francisco
 
O professor Giacobbo acredita que o Papa tenha escolhido o nome de São Francisco porque a congregação jesuíta e os franciscanos sempre foram parceiros em questões teológicas, principalmente em Buenos Aires. Quando chegaram à America Latina, principalmente no Brasil e Argentina foram os primeiros que abriram as missões, mas quem se dedicou mais ao estudo e formação teológica foram os jesuítas. “Ele sempre foi muito dedicado à teologia, ao estudo da fundamentação teológica dos estudantes que estudavam pra sacerdote, juntamente com os franciscanos.”
O trabalho
 
De acordo com Giacobbo pelo fato de o Papa ter visão da vida Latino Americana, ele tem a possibilidade de resgatar a trajetória da cultura como povo e criar uma importância maior de teologia que fundamenta o ser latino americano no conhecimento religioso, da caminhada do povo e tem a possibilidade de resgatar isso e universalizar a experiência porque o que mais se valoriza é uma teologia de centro.
 
O Papa
 
Natural de Buenos Aires, o Papa Francisco, conhecido como Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 e é o 266.º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana e atual chefe de estado do Vaticano.
 
É o primeiro jesuíta e o primeiro sul-americano a ser eleito Papa, além de ser o primeiro pontífice não-europeu em mais de 1200 anos. Arcebispo de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998 e cardeal-presbítero desde 21 de fevereiro de 2001, foi eleito na última quarta-feira 13 de março deste ano.

Saiba Mais:

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário