quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Feirinha Solidária ensina a somar para dividir

Os alunos das turmas 41 e 42 realizaram hoje (28/11) a Feirinha Solidária. A atividade acontece há mais de 15 anos no Colégio Madre Bárbara e envolve alunos e pais, numa ação solidária conjunta: os pais produzem e doam os lanches para a Feirinha Solidária e os alunos comercializam no colégio, em um dia em que a Cantinha do Folhinha não funciona, também colaborando para o sucesso do evento.

O valor arrecadado com a venda dos lanches é destinado à compra de alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza, que serão destinados a uma instituição de caridade. O detalhe é que os alunos do 4º ano do EF praticam o que aprenderam nas aulas de matemática, mais precisamente, sobre o conteúdo do sistema financeiro. A Feirinha Solidária ensina a somar, dividir e incentiva a solidariedade.

O lanche do recreio no Madre Bárbara foi especial hoje. A Feirinha Solidária envolveu os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma ação solidária, a qual os valores angariados com a venda de lanches, doados pelas suas famílias, irão ser revertidos em alimentos não perecíveis e doados a uma instituição de caridade. A professora Gleciani Sanderson Fritzen, explica que a organização do evento esteve a cargo dos alunos: “As duas turmas foram divididas em grupos e os alunos fizeram a divisão e a organização dos alimentos doados, da função de cada um na feira e produziram os cartazes com os valores do lanche”, explica a professora.

Posteriormente, os alunos vão receber os valores arrecadados e irão a um supermercado fazer as compras para a doação, acompanhados e orientados pelas professoras Gleciani Sanderson Fritzen e Maria Helena Herrmann e a diretora Maria Elena Jacques. “Nesse momento os alunos colocam em prática seus conhecimentos sobre o sistema monetário, o que aprenderam em sala de aula, e já chegam ao caixa do supermercado com uma ideia de quanto têm para gastar e a quantidade de mercadorias que conseguem adquirir com o valor recebido".

O aluno Felipe Maciel da Silveira, (9), que estava atendendo os colegas na posição de caixa da Feira Solidária, disse que gostou de participar da atividade: “Achei interessante e com isso estou fazendo cálculos com mais rapidez”, salientou ele. Os principais objetivos da Feirinha Solidária são realizar uma ação solidária, que envolva a comunidade escolar, e praticar a matemática. 




Alunos, professores e funcionários colaboraram com a ação solidária
Felipe gostou de dar o troco aos colegas no caixa da Feirinha



Assessoria de Comunicação 

Colégio Madre Bárbara
Lajeado - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário