terça-feira, 8 de novembro de 2011

PORTO ALEGRE: Missa celebrou primeiro aniversário de beatificação de Madre Bárbara Maix

O primeiro aniversário de beatificação da Bem-Aventurada Bárbara Maix levou os fiéis a lotarem a Catedral Metropolitana de Arquidiocese de Porto Alegre na festa de Todos os Santos, no domingo dia 06 de novembro. Decreto do Papa Bento XVI, estabeleceu  a data citada para devoção à religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.


A celebração Eucarística foi presidida por Dom Remídio José Bohn, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre  e concelebrada por Dom José Mário Stroeher, bispo de Diocese de Rio Grande, Dom Altamiro Rossato, Arcebispo Emérito de Porto Alegre, Pe. Gustavo Rass, pároco da Catedral e Monsenhor Ermilo Weizenmann. Na procissão de entrada, a relíquia da Bem-Aventurada Bárbara Maix foi conduzida ao altar por uma Irmã acompanhada de duas crianças, fazendo memória à missão da religiosa no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro junto aos orfanatos e escolas. A celebração também lembrou a Festa de Todos os Santos.

Recordando a liturgia do dia, sobretudo o Evangelho das bem-aventuranças, dom Remídio Bohn destacou que a mensagem de Jesus é um convite a salvação por meio da santidade: “Nós nos perguntamos hoje: quem são os santos? No princípio, a Bíblia reservou esse nome só a Deus, mas Jesus Cristo irradia a santidade de Deus que é transmitida também para a Igreja  por meio dos sacramentos, os seus sinais de amor (...) Santos são aqueles que se colocam a seguir Vontade do Senhor”, destacou. 
 
Trazendo presente a biografia da Bem-Aventurada Bárbara Maix, o bispo lembrou que a religiosa é um modelo de perseverança no seguimento a Jesus: “Bárbara Maix, com seu exemplo de vida, é apresentada para nós como modelo de santidade; como aquela mulher que enfrentou a batalha e, assim, nos estimula a perseverar na fé e no testemunho. Ela é exemplo de missionária: cheia de fé ardorosa e esperança, depois de perseguição na sua terra, a Áustria, trouxe para as nossas terras brasileiras e para nossa cidade de Porto Alegre,  o carisma de uma caridade sem limites, em especial, pelos mais desamparados. Por isso hoje nós nos sentimos muito felizes em poder comemorar essa Missa em ação de graças pelo primeiro aniversário da beatificação e queremos continuar unidos em  oração para que ela seja canonizada para a humanidade”, enfatizou.

Em mensagem, Irmã Amélia Thiele, vice-diretora geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, destacou que ainda é presente na memória congregacional o grande evento da Beatificação. Irmã Amélia destacou as crescentes demonstrações de fé dos fiéis: “Cresce o encanto pela mística, missão e santidade que Bárbara viveu de forma tão livre e tão radical. Ela orientou e embelezou sua vida na vida da Trindade, por isso, muitas pessoas, de perto e de longe, agradecem: por graças e bênçãos alcançadas; a cura de doenças físicas e psíquicas; salvas de perigos, de violência, de acidentes; pessoas que deixaram a drogas e  vícios e retornaram ao lar. Bárbara, junto de Deus Trindade, intercede por nós e nos concede extraordinárias luzes e bênçãos. Que cada um/a de nós possa experimentar, a grandeza de Deus, através de Bárbara Maix”, disse.
A vice-diretora geral também mencionou também que a missão deixada pela Bem-Aventurada  é viva após 162 anos de fundação : “A missão de Bárbara continua viva, hoje,  atendendo os gritos emergentes, nos espaços de nossa atuação, para educar, formar para a vida, para a cidadania consciente e responsável. O Foco Comum ICM  é “acolher, defender, prevenir a vida frente aos intensos perigos da modernidade, da informação, do materialismo: combater  todo tipo de atividade que não gera vida.  A Congregação investe e assume trabalhos de periferia e fronteira, integra à Rede “Um grito pela Vida”, que combate o criminoso comércio do tráfico de seres humanos, venda de pessoas, venda órgãos”.

A Celebração Eucarística reservou ainda uma apresençaão de Ação de graças feitas pelo grupo de dança e banda do Colégio Stella Maria, de Viamão. A Missa foi encerrada com a bênção e distribuição de óleos perfumados. De posse do pequeno frasco, comunidades religiosas e fiéis, fariam a bênção de familaiares, doentes e necessitados. 


Histórico:
Nascida na Áustria, Bárbara Maix (1818-1873) veio para o Brasil viver sua vocação religiosa, sempre ajudando aos mais pobres, com olhar especial para as crianças e adolescentes órfãos. No Brasil, ela foi pioneira na Vida Religiosa, fundando a primeira congregação de vida ativa, ou seja, com as Irmãs exercendo trabalhos exercidos fora do convento, diferente da vida contemplativa, comum à época.  Faleceu em 1873, no Rio de Janeiro.  Beatificada no ano de 2010, em celebração que reuniu quase 20 mil pessoas de todo o Brasil e de mais oito países  no Gigantinho, a Bem-Aventurada Bárbara Maix está a um passo de sua canonização. Essa confirmação aguarda o acontecimento de mais um milagre para que seja analisado e aprovado pelo Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário