quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Leigos/as de Teresina avaliam caminhada durante 2010

“Ó Bárbara bendita és tu fiel serva do senhor,
anima nosso caminhar na esperança fé e amor”

Animadas pela presença viva da Bem-Aventurada Bárbara Maix em nosso meio, o grupo de Leigas e Leigos ICM de Teresina (PI), esteve reunido na tarde do dia 8 de dezembro para o encontro de partilha e avaliação da caminhada do ano de 2010.

O primeiro momento foi marcado pela partilha dos sentimentos vivenciados na celebração da Beatificação, onde, cada um/a foi expressando os sentimentos de louvor e gratidão por serem testemunhas deste tempo tão significativo para a congregação.

“Para mim, ir a Porto Alegre foi um sonho, eu nunca me imaginei lá, cada momento foi tão forte e significativo, ver a multidão de gente e a Fé expressa na vida de cada pessoa. Com a amizade do grupo que viajou junto e as pessoas novas que encontramos, formamos uma família. Fui, vi e estou contente, sai com minha fé mais fortalecida, até então ouvia falar de Bárbara através de meu filho e, agora posso conhecer melhor a vida desta mulher que teve uma profunda fé. Hoje eu me apego a ela com muita devoção.  Foi muito importante todo processo de preparação que fizemos para o  encontro de liturgia com Ir. Míria Kolling, onde conseguimos todo o dinheiro para estarmos em Porto Alegre. Só podemos agradecer as tantas graças recebidas”. Maria do Carmo

“Todos nós recebemos graças dobradas. Se fossemos narrar tudo o que vivemos não encontraríamos tempo e palavras para isso. Um fato único na vida: nos envolvemos e fizemos todo esforço para que pudéssemos estar neste dia junto aquela multidão. Eu, em especial, que alcancei uma graça: Um ano atrás estava na cama de um hospital, invoquei a Bárbara e ela esteve presente em todos os momentos de meu tratamento, tanto que hoje estou aqui contando esta história. Me desmanchei em lágrimas durante toda a celebração da Beatificação, porque ela permitiu que eu estivesse lá. Destaco como significativo a acolhida que recebemos. Tudo foi perfeit! Tudo estava preparado para nós; fomos muito agraciadas pelo amor de Deus através da pessoas que lá encontramos” Raimundinha.

“Agradeço o convite para entrar no grupo de leigos ICM e hoje posso estar aqui partilhando desta alegria de ter participado deste momento. Eu jamais entraria num avião, mas Bárbara me deu coragem e eu fui! Não senti nada. Sempre conto com Bárbara em toda minha vida. A última experiência foi quando minha filha foi ter bebê. Ela tentou muito o parto normal, estava sendo muito difícil e quando o médico queria desistir e fazer cesariana, eu invoquei a Bárbara e logo em seguida a Eloisa nasceu.  Sou muito grata a ela. Foi uma alegria muito grande participar desta celebração da beatificação. Eu só tinha visto uma beatificação pela TV e foi emocionante esta lá vendo tudo e poder conhecer mais a vida dela através do momento cultural que me marcou muito. Tudo perfeito; era tudo real”. Dona Socorro Moraes.

“Para mim foi emocionante a chegada no Gigantinho e sentir que havia um mesmo sonho naquela multidão: a tão esperada celebração da beatificação. O momento artístico cultural que fez a memória da vida de Bárbara. Eu queria que todas as pessoas pudessem ver isso, que pudessem estar ao meu lado para sentir o que eu estava sentido.  Hoje colhemos os frutos desta beatificação, a presença de novas pessoas no nosso grupo. Revigorei e aumentei minha fé”, disse Iago Menor.

Após esta partilha, Irmã Rose convidou cada uma/um a colocar no centro da roda a foto de cada um de nós, que havíamos escolhido para trazer ao grupo e que motivou para que num instante pensássemos: a partir do conhecimento que temos da vida de Bárbara, do que vivenciamos neste último ano,  celebração da Beatificação, em que eu me identifico com Bárbara? Foram surgindo muitos elementos que nos identificam: coragem, perseverança, quebrar as barreiras do medo, ser mais livre e enfrentar as dificuldades da vida, sou uma mulher de fé, desde menina sempre rezei muito e busco as coisas de Deus, lutar pela sobrevivência, nunca deixar faltar nada para os filhos, forte esperança de que Deus nunca nos abandona, especialmente diante das dificuldades, a herança que recebemos, o perdão e hoje podemos vivenciar.
Dando continuidade, fizemos uma memória do ano que passou, com destaque aos estudos realizados, as celebrações das datas comemorativas da Congregação, as celebrações na comunidade eclesial, celebração de Envio de Magnus Regis para sua nova morada e  missão em Porto Alegre, tríduos onde podemos divulgar mais a vida de Bárbara Maix, o encontro de Liturgia com Irmã Míria, onde atingimos 32 paróquias da Arquidiocese, celebração da Beatificação, a celebração de ação de graças pela beatificação de Bárbara em nossa comunidade com o Arcebispo de Teresina Dom Sérgio.

Esta memória nos fez ver os tantos passos dados e a vida compartilhada de cada uma/um, que, com muito esforço e dedicação, foi deixando sua marca e fazendo com que outras pessoas conhecessem e pudessem ser agraciados pelas graças da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Projetamos a caminhada para o novo ano que se inicia, com a continuidade de encontros mensais. O grupo também decidiu fazer um regate da história registrando tudo o que foi vivido nestes anos.

Em comunhão com toda congregação,  Irmã Rose convidou o grupo a estar unido e rezar neste dia de abertura do ano capitular, incluindo nas orações este novo ano, o qual será terá mudança dos conselhos provinciais.

No dia 20 de dezembro faremos um encontro de confraternização de natal  com as nossas famílias, celebrando as tantas graças recebidas neste ano e a acolhida do Deus menino em nosso meio.

Ir. Roselei Bertoldo

Saiba mais:
Província Cristo Libertador (Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário