segunda-feira, 2 de março de 2009

A Cura do menino Onorino Ecker - Pela intercessão da Venerável Serva de Deus, Bárbara Maix

No dia 10 de julho do ano de 1944, com quatro anos de idade, num rigoroso inverno, Onorino se aquecia ao redor do fogo, com seus irmãozinhos. Pendurada numa corrente sobre o fogo havia uma panela com água fervendo. Um dos irmãos bateu na corrente. A água derramou, o vapor e a cinza quente vieram por cima de Onorino Ecker e ele caiu nas brasas. Queimou-se todo. Foi colocado num lençol, preso nas quatro pontas, em duas varas e levado a pé (15 km) para o Hospital na Vila Santa Lúcia do Piaí, próximo a Caxias do Sul, RS, Brasil. Tinha queimadura de 3º grau e estava em estado de choque. O corpo de Onorino era uma chaga. No primeiro curativo até as unhas caíram. Após três dias sofreu convulsões. O médico disse que “só um milagre” o salvaria. Irmã Dulcídia Granzotto – Irmã do Imaculado Coração de Maria, enfermeira, juntamente com os pais e amigos, iniciaram uma novena, invocando a intercessão de Madre Maria Bárbara. A criança foi-se recuperando milagrosamente e já no dia 25 deste mês de julho, Onorino, completamente curado saiu do Hospital correndo, sem nenhuma ferida, tudo cicatrizado. (Os familiares – Santa Lúcia do Piaí)

A Serva de Deus Bárbara Maix, para inúmeras pessoas, continua sendo “a santa” que ajuda, que cura, que ouve o clamor do doente, do angustiado, do aflito, daquele que clama por vida, verdade e intercede junto de Deus.

Aprendamos de Bárbara sabedoria e santidade pedir e confiar com serenidade, paciência, esperança e fé. Ela nos lembra: “Seja o que for tudo vem de Deus e é para a nossa salvação. Seja louvado e bendito o meu Senhor por tudo!(B. Maix,1866) “Não há disposição mais gratificante do coração - o céu na terra - do que quando se aceita tudo, tudo, unicamente da mão de Deus, com gratidão, e quando se entrega tudo aos seus cuidados, quer seja alegre, quer triste, na aparência. É isto que traz a verdadeira paz, do que eu posso dar testemunho.” (B. Maix 1871)

O exercício da esperança em grau heróico a fazia emanar paz e serenidade também nas situações difíceis. Quanto à continuidade da Congregação ela se reportava a Deus e dizia: “Deus iniciou esta Obra; Ele me ajudou a levá-la adiante, e será só Ele quem por intermédio da Igreja a completará, segundo sua divina vontade, segundo o modelo da Igreja primitiva dos cristãos dos três primeiros séculos, e não ao modelo de 1871.” (B. Maix1871)

A Serva de Deus Bárbara Maix vivia numa permanente confiança em Deus, sincera, orante, entregue a Deus, por isso vitoriosa diante das ofensas e calúnias e capaz do perdão heróico. Quem quer viver feliz e com a paz de Deus... não guarda nada no coração, não se escandaliza de ninguém, ora por seu próximo que caiu e não se julga melhor: perdoa sempre tudo a todos, não exteriormente, mas do fundo do coração.” (B. Maix 1872)

Em tudo ressalta a virtude da fortaleza e da esperança, que estão na base de toda a sua vida. “Mulher forte o é em Viena, mulher forte o será nos inícios da fundação da Congregação, mulher fortíssima o será nos momentos mais agudos da crise do Instituto, mulher forte o será na humilhação final, até a morte”.

Equipe de Divulgação – Pró Beatificação de Bárbara Maix

Nenhum comentário:

Postar um comentário