terça-feira, 14 de abril de 2015

Rede Social é tema de palestra para pais no Colégio Madre Bárbara

Lajeado – Na noite dessa quinta-feira (9) a Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Madre Bárbara realizou a Assembleia de pais no miniauditório para prestação de contas e eleição da nova diretoria. O evento teve a participação especial da psicóloga Carine Bernhard Duarte, que falou sobre “Redes Sociais – Conhecer, dialogar, cuidar”.

O novo presidente, Luis Eldor Etges, eleito na noite de ontem, afirma que a proposta foi escolhida por sugestão dos pais, sendo a internet e suas ferramentas o assunto do momento. “Lidamos com o envolvimento dos nossos filhos nas redes sociais e para o bem ou mal ela existe e não vai deixar de existir. Cabe a nós pais termos o discernimento, buscando recursos e informações para fazermos a verdadeira condução para o bem.” 


O diálogo

Conforme a psicóloga a procura no consultório não se dá apenas pelo o uso abusivo das redes sociais através da internet, mas sim pelos pais não conseguirem um diálogo com os filhos, estando confusos quanto a maneira de impor limites e educar. “Os pais precisam se aproximar do mundo de seus filhos, a partir do conhecimento da internet e redes sociais, buscando potencializar o diálogo com informações que muitas vezes passam batidas no cotidiano.”


De acordo com Carine tudo em excesso é prejudicial, seja comida, exercício físico, trabalho ou amor, então o ideal é encontrar um equilíbrio entre o uso das tecnologias e o convívio social. “Ficar dentro de casa com eletrônicos não é cuidado, visto que a internet apresenta tantos perigos quanto nas ruas, porém muitas vezes os pais acham que possuem maior controle, o que de fato não é real.” A psicóloga frisa que os pais devem trabalhar os limites. 


A mãe da aluna Maria Eduarda de 11 anos, Maria Lourdes Rizzi, conta que depois da palestra entendeu como lidar melhor com a filha. “Foi uma ótima proposta da escola, já que vivenciamos esse assunto no dia-a-dia, e em casa conversamos constantemente sobre o assunto”. Afirma que irá estipular horários, dividindo o tempo da filha entre estudos, brincadeiras e internet. “Busco estar sempre atenta, mas nunca sabemos se estamos agindo de maneira correta.”

APM sob nova presidência

Há seis anos na APM, Etges confessa que nunca almejou cargos e está ansioso com o desafio que terá como presidente. “Se conseguir fazer o que os outros já fizeram, ficarei muito feliz.” Com as melhores expectativas, o presidente conta ser um ano especial em que o CMB terá inauguração do Prédio da Educação Infantil, o 15º ano da Feira das Profissões e muitas outras ações que estão sendo pensadas. “Uma APM forte significa uma escola forte e por meio da Associação de Pais e Mestres conseguimos construir novas bases e ferramentas e estamos muito felizes com nosso trabalho em equipe.” 


Saiba Mais

Colégio Madre Bárbara 
Lajeado - RS
Site: www.madrebarbara.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário