segunda-feira, 3 de março de 2014

Irmãs celebram 25 anos de Vida Religiosa Consagrada

Alegra-nos celebrar a presença de Deus em toda a vida acontecida a partir do SIM corajoso de mulheres  que, na entrega total de suas vidas e dons junto ao povo, ajudam o Reino de Deus acontecer entre nós.
Com alegria, o Setor Formação da  Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, reuniu as Irmãs que celebram 25 anos (jubileu de prata) de Vida Religiosa Consagrada no ano de 2014 para retiro e celebração jubilar. São elas: Maria Janete Rodrigues (Piauí), Leonardi Backes (Rio Grande do Sul), Judith Hanauer (Moçambique), Fátima Ferreira Gomes (São Paulo), Maria Odete Pereira (Maranhão) e Alice Maria Duarte (São Paulo).

O encontro foi realizado entre os dias 12 e 18 de fevereiro, em Vila Flores, no Rio Grande do Sul. O retiro teve como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, comprometidas com o Reino de Deus, em tempos de travessia” e o seguinte objetivo: “celebrar, com alegria jubilar, a experiência do amor de Deus, reapropriando-se do núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada, para fazer as travessias necessárias, em fidelidade ao Reino de Deus”.

Na abertura das atividades, esteve presente a Diretora geral, Ir. Marlise Hendges, e na celebração eucarística de encerramento, marcaram presença as Irmãs Erena Bernardy e Ernilda Souza do Nascimento, coordenadoras Provinciais de Caxias do Sul e São Paulo.

Celebrar o jubileu é reconhecer o amor e a fidelidade de Deus, sobretudo nestes dias de retiro, de reavivar a história acontecida, com as alegrias, os desafios e a missão. Foram dias de convivência, contemplação da natureza, retomada do “Primeiro Amor” e muita partilha.

Ao finalizarem os maravilhosos dias de convivência e celebração, do coração das Irmãs jubilandas brotou um salmo de louvor e gratidão a Deus, que disponibilizamos abaixo:
Salmo de Gratidão pelos 25 anos de caminhada

Obrigada, Senhor, por ter feito a escolha da minha pessoa para viver o Teu projeto de amor, como Consagrada ICM;
Apesar das minhas fragilidades e infidelidades, estiveste sempre à espera e de Coração cheio de amor, de misericórdia, de ternura para o retorno ao aconchego do Primeiro Amor;
Dou graças pelas oportunidades que tive, ao longo dos 25 anos, de trabalhar na saúde, na formação e, agora, na missão além fronteira;
Dou graças pelas pessoas que foram colocadas ao longo do meu caminho, e que apontaram o retorno para a essência da Consagração-Missão;
Peço a graça de continuar sendo uma pessoa simples, aberta, acolhedora. Concede-me o dom da escuta, o dom da fé e do perdão, no novo espaço de missão;
Dou graças por aquilo que sou, por todas as graças recebidas ao longo da caminhada;
Dou graças pelas teimosias, resistências, perseverança, confiança, medos, desafios, pelo SIM e o NÃO diários, que ajudaram a trilhar os caminhos do Projeto do Reino.


“Minha alma dá Glórias ao Senhor,/ Meu coração bate alegre e feliz,
Olhou para mim com tanto amor, /Me escolheu, me elegeu e me quis…”


Minha alma dá Glórias ao Senhor pela fé e exemplo que recebi de meus pais e que continuei a cultivar;

Louvor pela minha família, que, com carinho, me ajudou na fé,
e pela Congregação, que acreditou no meu Sim,
apesar das minhas fragilidades;

Minha alma dá Glórias ao Senhor
Pelo chamado que me fez, de segui-Lo em missão;
Minha alma dá Glórias ao Senhor
Pelo caminho percorrido e a missão assumida;
Minha alma dá Glórias ao Senhor por todas as pessoas

Que participaram de forma direta ou indireta de minha caminhada
Formativa, contribuindo com meu crescimento, amadurecimento
e compromisso com a causa dos mais fracos e lesados em seus direitos;

Minha alma dá Glórias ao Senhor pela Congregação das Irmãs
Do Imaculado Coração de Maria e pelas nove (09) comunidades Religiosas
nas quais vivi e convivi, pelas co-irmãs que me fizeram sorrir, chorar, sofrer, lutar
e continuar acreditando no Projeto de Deus  e de Bárbara, que é vida e dignidade para todos;

Louvo ao Senhor pelo chamado à vida e por ter-me chamado à Vida Consagrada;
Eu te louvo pelos 25 anos de caminhada na Congregação ICM;
Pelas Comunidades que me acolheram, pela convivência fraterna, partilha de vida;
Pelas pessoas que colocaste em meu caminho, as que me ajudaram na realização do Teu Projeto de amor;
Eu te louvo por Teu imenso amor e compreensão, nas fragilidades e por ter-me sustentado pela mão nos momentos difíceis;
Eu te louvo e te agradeço pelas graças recebidas durante toda a vida;
Obrigada, Senhor, pelo Teu amor infinito e pelos 25 anos de vida e missão, no chão do norte e nordeste brasileiro;
Obrigada, Senhor, como é bom estar contigo dia e noite anunciando o Teu amor;
Louvo a Deus pela manifestação  transbordante de amor, ternura, carinho e proteção;
Louvo pelos 25 Anos de vida religiosa consagrada, vividos com intensidade no projeto de Teu Filho, Jesus de Nazaré, em prol dos menos favorecidos;

Louvo pelo Carisma Congregacional: Busca contínua da Vontade de Deus, priorizando os pequenos e desvalidos, arriscando-me, com ousadia profético-missionária, de modo especial na defesa das vítimas do Tráfico de Pessoas.

Louvo pela minha fragilidade, mas confiante na fé, esperança e, sem reservas, pela causa de Teu Reino vivido com amor por Madre Bárbara e as primeiras seguidoras do projeto ICM. Amém!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário