terça-feira, 18 de setembro de 2012

Província Dulcíssimo Menino Jesus celebra com alegria seus 60 Anos de Vida e Missão

Sob a proteção do Dulcíssimo Menino Jesus, as comunidades que compõe a Província se unem em ação de graças pelos seus 60 anos de marca missionária evangelizadora, nos seus diferentes espaços de missão.

Numa comunhão e participação as comunidades foram motivadas à retomada, de forma orante, as palavras bíblicas: Encarnação, Belém, Caminho, Estrela, Tenda, Arca e Magos. Estas palavras foram pesquisadas, estudadas, vivenciadas e sistematizadas num livreto, por ocasião da celebração dos 50 anos de existência da Província, onde cada Irmã pode celebrar com intensidade aquele momento histórico e significativo para a Província.

Esta pesquisa profunda, séria e criativa, porém, não esgotada, motivou a equipe de subsídios da Província à elaboração de um roteiro que permitisse cada Irmã retomar, com leitura orante, às Palavras Bíblicas no intuito de fortalecer o sentido de pertença, a Paixão por Jesus Cristo e seu Reino, a mística encarnada em fidelidade ao Reino de Deus.

Em tempos de acelerada mudança de época, faz-se necessário, buscar o essencial para não continuar deixando-se  contaminar pelo vírus do consumismo, do poder, da competição, da indiferença, da anulação da identidade, da manipulação das ideias... enfim, impregnar-se pelo dinamismo da Palavra de Deus, que numa sinfonia harmônica, nos conduz ao deserto, nos seduz e nos fala ao coração (cf. Os 2, 16)

Nos dez anos posteriores ao Jubileu dos 50 anos, em 2002, percebemos que muitos passos foram dados, coisas bonitas e sólidas têm marcando a vida e a missão, porém muitos desafios permanecem nos espaços de missão da Província que, conta com frentes missionárias, além das cidades menores, três grandes metrópoles (Goiânia-GO, São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ), com um grande empobrecimento da população, aumento de moradores de rua, tráfico de seres humanos, violência urbana, drogatização, desestruturação das famílias, fragmentação da fé e dos valores cristãos ... Os desafios são muitos, mas a esperança nos aponta para o novo horizonte que se abre, para o cultivo do compromisso solidário com as pessoas e com a vida do Planeta.

Retomar, de forma orante e criativa, as Palavras Bíblicas: Encarnação, Belém, Caminho, Estrela, Tenda, Arca e Magos, transportando-nos à memória dos 50 anos, com o objetivo de: RECORDAR, RETOMAR e ATUALIZAR no hoje de nosso chão, nos provoca a darmos um salto qualitativo no modo de SER IRMÀ do Imaculado Coração de Maria.

O estudo orante terá culminância com uma celebração intitulada “Celebrando a nossa História”, com o texto bíblico do Evangelho de São João, Capítulo 15, 1-11, o qual recorda a alegria da nova comunidade em Cristo Jesus. Permanecer unida à raiz que sustenta a mística e da razão à caminhada,  é continuar lançando as sementes do encantamento, entusiasmo e vibração na opção feita.

Está previsto, também, para o dia 15 de setembro a Celebração Eucarística e um delicioso jantar de confraternização no Educandário São José do Belém, São Paulo, comemorando os 60 anos da Província e dando graças a Deus pelo jubileu de ouro das Irmãs: Hilda Stefani, Isaura Rigotti, Rita L. Dal’Alba, Rosalina Sofia Oro e Rosinete Feiten.

Maria e a Bem Aventurada Bárbara Maix nos auxiliem na reflexão e oração dicernindo os novos caminhos que devemos percorrer. Para manter viva a esperança, projetando o futuro da Congregação e da Província, conforme o Carisma, a Espiritualidade e Missão ICM.

Que minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15,11).


Ir. Maria Aparecida Barboza,
Pela equipe de comunicação da Província


Saiba Mais

Província de São Paulo sob a proteção do Dulcíssimo Menino Jesus
Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná
Site: http://www.icmprovinciasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário