terça-feira, 11 de setembro de 2012

Brasil : Irmãs participam das atividades do Grito dos Excluídos/as

Nos estados brasileiros onde estão inseridas, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria participaram das atividades do Grito dos/as Excluídos/as, ocorrido no dia 07 de setembro. O evento acontece há 18 anos e mobiliza grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais se preparam para a tradicional manifestação popular. Em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, o tema é “Vida em Primeiro Lugar”; e o lema “Queremos um Estado a serviço da Nação, que garanta direitos a toda população!”. O tema está ligado à 5ª Semana Social Brasileira e buscou dar voz à população.

Confira o relato da participação das Irmãs em algumas cidades brasileiras:

Fortaleza-CE:
O Grito dos Excluídos é uma interpelação a pensar e agir na construção de um Estado que se coloque a serviço da vida, com garantias de DIREITOS a toda população. É uma conclamação a sociedade para acordar e gritar para que o Estado não prossiga  negligenciando e se omitindo frente as necessidades básicas da sociedade, tais como: saúde, educação, moradia, segurança, geração de emprego e renda.


 
O grito traz rebeldia, simbologia, espaços de indignação e ação.

Em Fortaleza, aconteceu uma caminhada com a participação de mais de oito mil pessoas. Participaram desta atividade Igrejas, movimentos sociais, Congregações, partidos políticos, Irmãs e Leigos ICM e outros.

Porto Alegre - RS
Em Porto Alegre, Irmãs e postulantes participaram do evento que teve concentração da Igreja Santo Antônio Pão dos Pobres. O Grito dos Excluídos/as contou com representação de Congregações, pastorais, sindicatos e movimentos sociais. Após a concentração, e com o fim do desfile militar, os participantes do movimento tomaram a Avenida Loureiro da Silva levando o tema aos que acompanharam a marcha em atitude de defesa dos direitos da população.


Manaus - AM

 
A Comunidade Bem-Aventurada Bárbara Maix, participou do Grito dos Excluídos que aconteceu durante a tarde. Em especial, as Irmãs, juntamente com a Vida Religiosa local, participaram da a organização do evento e colocaram como questão comum o problema do Tráfico de Pessoas. Além disso, também denunciaram  a falta de abastecimento de água, saúde precária, transporte público, falta de moradia, violência contra as juventudes e a violência contra os povos indígenas. Na semana que antecedeu o evento, a equipe organizadora do evento promoveu uma panfletagem e a entrega de uma carta compromisso aos candidatos/as a Prefeitura de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário