terça-feira, 18 de setembro de 2012

Irmãs participam do Fórum Nacional da Vida Religiosa Consagrada

Fórum Nacional da VRC do Brasil  

Atuação Profética Missionária da VRC, Desafios, alternativas e perspectivas.
   
As Irmãs Eurides Alves de Oliveira, Santina Perim e Maria Inês Alves Sampaio, participaram do Fórum Nacional da VRC que aconteceu  de 06 a 09 de setembro de 2012 e Belo Horizonte- MG.

Durante o fórum Irmãs e Irmãos reunidos foram provocados a refletir, a partilhar em comunhão, a trocar experiências e a buscar caminhos para a superação de ações isoladas partilhando os caminhos percorridos de forma frutuosa através de ações comuns na intercongregacionalidade da Vida Religiosa Consagrada. “De olhos fixo em Jesus avançar para as águas profundas” nos distintos espaços e frentes missionárias pelo Brasil e fronteiras tecendo relações e cuidando de vidas!
 


Neste contexto a VRC é Chamada a ser discípula do Mestre Jesus de Nazaré, a doar a própria vida através do Anuncio e da Profecia. Reconhecendo seus limites e fragilidades, as incoerências e os medos. A agir com leveza e ética, porém participando das decisões urgentes e necessárias na defesa dos crucificados de hoje.

Missão se faz na experiência de acolher e de ser acolhido pelos outros. É a missão que se dá na casa do outro.  Exige o sair de si mesmo e a mudar de paradigmas. Porque, quem está no Centro da Missão é o próprio Deus. E é Ele quem a faz  Missão.

E ainda, que a  Missão existe mesmo sem existir a Vida Religiosa. Nós somos parte do povo de Deus em Missão. Vocação Universal de todo discípulo e discípula. Por isso, é  Preciso resgatar a essência do ser missionário. Encontrar o núcleo central da existência que se dá através da Escuta  atenta ao Espírito, que nos lança para os espaços mais sofridos. Requer o anuncio missionário e profético no seguimento a Jesus de Nazaré. Olhar contemplativo para a história de luta e  profecia da Vida Religiosa Consagrada no Brasil,  anos de fidelidade missionária  e testemunho profético. O martírio de religiosas e religiosos em missão na defesa das grandes causas e lutas foram tecendo sonhos e assumindo o Rosto humano de Deus.


Vida Religiosa é...
Chamada a avançar,
Na paixão por Deus e pelos pobres
Fazer alianças,
Atuar em redes e parcerias
Ser presença Evangélica, profética nas Galiléias da vida do Povo.
Na Intercongregacionalidade e Interinstitucionalidade
Aprofundar a mística do discipulado missionário a partir de um processo de kenosis e solidariedade samaritana com os empobrecidos/as da história;
Fortalecer a vida de oração a partir da leitura Orante da bíblia e uma leitura sapiencial da Realidade; 

 
 
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário