quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Província de Teresina: Irmãs e leigos/as ICM realizam Retiro Congregacional

Pela primeira vez, Irmãs e leigos/as ICM da Província de Teresina realizaram juntos os Retiros Congregacional no mês de junho e julho. Em momentos diferentes, os encontros aconteceram em Natal, no Rio Grande do Norte e em Miracema do Tocantins. O tema do retiro foi comum para os dois regionais, “de olhos fixos em Jesus, ao modo das Primeiras Comunidades Cristãs.”

Entre os dias 08 e 10 de junho, o Regional II formado pelos Estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte,  realizou o retiro congregacional em Natal. O encontro contou com a presença das Irmãs e um leigo. Já entre os dias 13 e 15 de julho, o Regional I, que compreende os Estados da Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí também realizou o retiro na cidade de Miracema do Tocantins, com a presença das Irmãs e nove leigas ICM.


 
 Conforme notícia publicada no blog da Província, o tema do encontro é um convite para olhar um olhar atendo da realidade: “Na certeza da presença de Deus em nossas ações, busquemos sempre olhar para Jesus e seu projeto onde encontramos a criança, a mulher, os doentes e os pobres ousados”, destaca a publicação.

Nos dois regionais,  o conteúdo do primeiro dia de retiro foi vivenciado no decorrer do semestre nas comunidades e/ou famílias sobre a experiência do Cristo Ressuscitado. Ainda nesta perspectiva, o encontro foi um momento singular de partilha orante das várias expressões da presença do Ressuscitado na vida das Irmãs e das leigas/os.
 
A notícia publicada ressalta ainda que o encontro pode ser classificado como um momento forte da vivência congregacional: “Socializar o Carisma Bárbara Maix, garantindo a irradiação e a continuidade dos valores deixados com outras expressões, é uma oportunidade para ampliar os horizontes da missão, alimentar a mística e fortalecer o Projeto de Vida Religiosa da Bem-Aventurada Bárbara Maix”.

Com esta experiência de realizar os retiros com a presença de leigos e leigas ICM, a  Província Cristo de Libertador percebeu que “foram dias de partilha de vida, de espiritualidade, aprofundamentos, convivência e de sentir o diferente que nos enriqueceu como Irmãs do Imaculado Coração de Maria”.

 
 

Leigas falam da experiência de participar do Retiro Congregacional

Imprimir esta página Versão para impressão     Enviar esta página por e-mail Enviar por e-mail     Salvar esta página em favoritos Adicionar aos favoritos

Entre os dias 13 e 15 de julho, nós, Leigas ICM dos Estados do Tocantins e Piauí, tivemos a oportunidade de pela primeira vez participar do Retiro Congregacional  juntamente com as Irmãs do Regional I (Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins). Esta foi uma maravilhosa experiência e de lá saímos muito enriquecidas.



O retiro nos oportunizou um maior conhecimento das Irmãs e da organização Congregacional como o carisma, o espírito e a missão da fundadora Bárbara Maix, que é continuada até os dias de hoje pelas Irmãs. Este Retiro foi um momento de espiritualidade muito rico e profundo.

Queremos ressaltar também o carinho, a atenção e o respeito que recebemos das Irmãs. Como leigas, nos sentimos de verdade em uma família de Irmãs. Isto nos deu mais coragem e ânimo para continuarmos a missão como leigas e, ao mesmo tempo, testemunhar nossa alegria em pertencer e partilhar desse mesmo carisma.

Queremos agradecer a oportunidade que as Irmãs nos ofereceram, bem como a cordial acolhida que tivemos e, ao mesmo tempo, parabenizar a Província por esta feliz iniciativa.

Que Deus retribua a cada uma com graças e bênçãos.

Maria do Carmo Pereira Soares
P/ Grupo de leigas
 


Saiba Mais:

Província de Teresina sob a Proteção de Cristo Libertador
Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Tocantins
Blog: http://provinciacristolibertador.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário