segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Irmãs participam do 13º Curso Oscar Romero em Santa Maria/RS

Nos dias 6 a 11 de janeiro de 2011, aconteceu mais uma edição do Curso Oscar Romero em Santa Maria/RS, promovido pela equipe de articulação das CEBs da Arquidiocese, com o intuito de animar e fortalecer as discussões a respeito da caminhada da Igreja. Neste ano a temática norteadora foi Profetismo e Esperança.

No primeiro dia, os Professores: Dr. Celso Henz e Dr. Balduino Andreola abordaram o tema "Educar para a esperança e a sustentabilidade", enfatizando as práticas pedagógicas e a coletividade do processo educativo, com base nas discussões do grande educador, Paulo Freire.

Padre Marcelo Barros problematizou o profetismo na Bíblia e na vida, definindo o que é ser profeta/profecia, instigando a uma avaliação da caminhada das Comunidades, à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II,  e a missão coletiva que temos enquanto cristãos, no segundo e terceiro dia.
O Prof. Dr. Dejalma Cremonese apresentou alguns dados sobre o capital social, fazendo um paralelo da trajetória das sociedades no decorrer dos tempos, especialmente na pós-modernidade.

Na terça-feira, pela manhã, aconteceu um debate sobre os "sinais de esperança e profetismo no ecumenismo e na Igreja hoje", com a presença do Pastor Reinoldo (Luterana), Reverendo Edmar (Anglicana) e Padre Irineu (Católico).

À tarde e na quarta-feira de manhã, o Prof. Sérgio Coutinho, referência das CEBs junto a CNBB, refletiu o tema "Igreja Comunidade: Sinal de Esperança e Profetismo".

Participar do Oscar Romero sempre é bom! As temáticas nos desafiam... as partilhas nos fortificam... sentimo-nos mais Igreja, mais comprometidos com a construção do Reino!

Pe. Irineu Stertz, referência da CEBs em Santa Maria, motivou o envio dos participantes do encontro com as seguintes palavras, abaixo transcritas de sua autoria:


"Com nossas mãos estendidas, vamos ajudar a servir os irmãos.
Com nossos pés a caminho, vamos com todos dialogar.
Com nossa voz sempre firme, vamos anunciar Jesus Cristo e Seu Projeto de paz, justiça e cuidado da natureza.
Com a esperança realimentada, vamos testemunhar de que outro mundo é possível!"

Aproveitamos a oportunidade para convidar você a participar da 14ª edição do Curso em janeiro de 2013!

Ir. Camila Dalmolin Hoffmann
Província de Santa Maria sob a Proteção do Espírito Santo
Rio Grande do Sul
Países: Venezuela, Bolívia, Argentina e Haiti
Blog: http://icmprovinciasantamaria.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário