quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Realizado primeiro encontro doas/as recepcionistas e bibliotecários das Escolas ICM

Província de São Paulo:
Rio Claro, 13 e 14 de Agosto de 2010.

 
O encontro teve em sua abertura uma oração trazida pelo grupo do Realengo (Rio de Janeiro), onde foi cantado o Hino da Beatificação de Bárbara Maix.


Neste primeiro dia, 13 de agosto, Irmã Josefa Soares nos falou sobre a Mística e a Missão de Bárbara Maix.

Bárbara conduziu sua vida na fé fundamentada em Jesus Cristo, mostrando assim sua mística (modo de viver, ser e agir), uma de suas citações ilustra exatamente isso: “Mais do que tudo, vale a vontade de Deus”.

Com essa mística, sua missão era ter a consciência clara, buscar a promoção da vida e da dignidade humana e perdoar verdadeiramente.
 
Após essa apresentação fomos divididos em grupos que trabalhou uma carta de Bárbara. Foram levantadas as seguintes questões: - O que esta carta nos ensina? - Tem algo nesta carta que serve para minha obra? O que? – Qual é o tratamento com as pessoas que estão presentes nesta carta?

Em sequência, foi realizado um plenário para cada grupo apresentar os pontos relevantes da carta trabalhada. E assim foi encerrado o primeiro dia do encontro.
 
No sábado, 14 de agosto, pela manhã o palestrante Aristides Brito, nos apresentou a importância da qualidade no atendimento. Uma frase foi destacada logo no início: “Você pode falar muito alto, mas sua atitude grita”.

Mostrou a diferença entre crença e paradigma, a relevância dos valores da instituição e do próprio indivíduo, a necessidade da oratória incluindo a expressão corporal, o tom da voz e a articulação das palavras.
 
Outro fator imprescindível são os canais de comunicação, pois existem três tipos de pessoas: as visuais, que se atraem pela imagem; as auditivas que preferem ouvir; e as sinestésicas que tem todos os sentidos aguçados e necessitam de contato físico.

Para concluir a palestra de Aristides, foi ressaltado que o atendimento é uma questão de atitude, ou seja, a junção de conhecimento, habilidade e ação resultam num atendimento de qualidade.

No período da tarde o trabalho foi voltado à avaliação do encontro sendo conduzida novamente pela Irmã Josefa, onde foi levantada a questão: O que levo de concreto para nossa obra?

Após cada instituição explanar suas percepções, dificuldades e realidades, fechamos esse momento com a avaliação geral do encontro.


O encerramento foi realizado pelo grupo do Pio XII (Rio de Janeiro) com um belo momento de integração, oração e agradecimento por esse encontro extremamente agradável e proveitoso.     

Como não poderíamos deixar de agradecer a impecável acolhida das Irmãs da Comunidade Oásis, que nos recebeu com tanto carinho e alegria, sem falar nos deliciosos quitutes que nos ofertaram durante os intervalos e no café da tarde especial que nos proporcionaram no encerramento do encontro. E agradecemos também a iniciativa da Província de São Paulo por idealizar e organizar esse momento de reflexão e aprendizado.

Para nós do Colégio Puríssimo, levaremos para nossa prática cotidiana a iniciativa de uma mudança de valores e atitudes através do respeito, do carisma, da atenção, da amizade, da responsabilidade, da fé, da fraternidade e do amor ao próximo.

Cada pequena atitude reverterá em grandes mudanças no todo, despertando a consciência de que valores e habilidades individuais refletirão na excelência do atendimento.

Sendo assim, devemos demonstrar nossa presença de coração naquilo que estamos nos propondo a realizar, dia após dia.


blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário