quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Aconteceu: Romaria Vocacional na Diocese de Novo Hamburgo

No dia 01 de agosto, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, por meio da Província de Caxias do Sul, participou da Romaria Vocacional na Diocese de Novo Hamburgo, por ocasião da Abertura solene do mês Vocacional na Diocese. 


Com a notícia da Beatificação de Bárbara Maix, fundadora da Congregação, o responsável pela Pastoral Vocacional na Diocese, Pe. Airton Hack, convidou as Irmãs do Imaculado Coração de Maria para marcarem presença nesta Romaria. 



A Catedral estava lotada. Mais de 50 Sacerdotes estiveram presentes, celebrando o Dia do Padre e muitos Religiosos de diferentes Congregações.

Um grupo de Irmãs da Província, noviças e aspirante marcou presença, dando seu testemunho de fé e de alegria, participando da caminhada que tem percurso de 5 km, animada com orações e cantos em favor de vocações para a Igreja, à Vida Religiosa Consagrada, bem como a seriedade da vocação ao Matrimonio. A saída foi na Paróquia do Bairro Santo Afonso até a Catedral.



Na Paróquia Coração de Jesus, Bairro Santo Afonso, houve apresentação solene da Logomarca da Beatificação e, em síntese, apresentamos a vida e Obra de Bárbara Maix, em forma de jogral, intercalado por Mantras de Bárbara. Na Catedral, houve a Celebração da Eucaristia com a Ordenação de 04 jovens ao Diaconato. Foram lembrados os Jubileus de Sacerdotes, Religiosos e Matrimonio.

Na homilia, o Bispo Dom Zeno Hastenteufel, iniciou enaltecendo a Vida Religiosa Consagrada, lembrando de modo especial a Madre Pierina De Michelli e Bárbara Maix, duas mulheres muito atuantes na Vida Religiosa e na Igreja. A Beatificação de Madre Pierina aconteceu recentemente, em Roma, Religiosa da Congregação Filhas da Imaculada Conceição. A Concregçaõ marcou presença e levou uma relíquia de Madre Pierina.

Dom Zeno enalteceu a Venerável Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, cuja Beatificação acontecerá em novembro, em Porto Alegre. Diz ele: - Estaremos lá.


Dom Zeno teceu elogios à Congregação do Imaculado Coração de Maria pelos serviços que as Irmãs prestam na Diocese de Novo Hamburgo, lembrando de modo especial os Seminaristas que estudam na Escola Imaculada Conceição, em Dois Irmãos e pelo trabalho na área da Saúde, em Gramado.

No final da Celebração, a Irmã Anísia Thiele agradeceu pelo convite de celebrar com a Diocese este evento, parabenizou os jovens que assumiram o Diaconato e os Sacerdotes, Ministros de Deus junto ao povo, pela passagem do Dia do Padre. Em nome da Congregação, fez o convite ao Bispo Dom Zeno, o Clero e o povo de Deus reunido, para a Celebração festiva e solene da Beatificação da Venerável Bárbara Maix, no dia 06 de novembro, no Gigantinho, em Porto Alegre.

Irmã Anísia se expressou dizendo “entendemos a Beatificação ser um olhar amoroso de Deus Pai para com seus filhos e filhas que, em diferentes épocas, suscita, chama, consagra e envia pessoas para serem pequenos luzeiros neste mundo, através de sua vida de santidade e sirvam de inspiração.

Disse ainda que, segundo a equipe de Teólogos que analisou o Processo, Bárbara Maix viveu as virtudes da fé, esperança, caridade, justiça, temperança, fortaleza e prudência, em grau heróico. Hoje, Bárbara é apresentada à Igreja, à Vida Religiosa, à sociedade toda como inspiração na vivencia destas virtudes, humanas e cristãs, quando sentimos e percebemos tanta carencia e pobreza nos dias de hoje.

Bárbara Maix, junto de Deus, interceda por todos nós.


Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário