sábado, 4 de julho de 2009

COLÉGIO PURÍSSIMO: Os ideais de Bárbara Maix reavivados

Na semana que se encerra em 27 de junho, dia e mês do aniversário de nascimento de Bárbara Maix, o Colégio Puríssimo preparou, por intermédio de sua equipe de pastoral escolar, uma série de atividades para reavivar as chamas que nos ligam à excelsa fundadora da Congregação do Imaculado Coração de Maria e, assim, poder homenageá-la.

Os pequenos alunos da Casa Azul: (maternal I e II, jardim I e II, 1ºs aos 4ºs Anos), juntamente com os 5ºs e 6ºs Anos, assistiram a uma projeção em data-show sobre a vida de Bárbara.


Os 6ºs anos fizeram um belíssimo trabalho artístico com o brasão da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, inserindo o mesmo dentro da História e da vida de Bárbara.

Os integrantes da Pastoral Escolar prepararam um momento de reflexão, em todos os intervalos: no dia 25, envolvendo os professores dos vários segmentos e funcionários e, no dia 26, o Ensino Médio, durante sua reunião pedagógica.
Foram distribuídos: folheto com informações e curiosidades acerca da vida de Bárbara e lembrança contendo uma de suas brilhantes frases. No final, rememorando um de seus ensinamentos, maçãs foram partilhadas em sinal de aceitação e união entre os semelhantes.

No dia 26, sexta-feira, outro momento para marcar mais profundamente, com os alunos, a significativa data, ocasião em que os hinos (da Congregação e de Bárbara) foram entoados e todos os alunos, confraternizados, saborearam um cachorro-quente providenciado e preparado com muito amor e carinho.

Finalmente, no dia 27 (sábado), tivemos uma manhã de espiritualidade com a participação de professores, irmãs, funcionários e alunos, animada por orações e cantos. Momentos marcantes de intensa reflexão, promovidos pelo ilustre convidado – Pe José Alem.

Ainda no mês de aniversário de Bárbara Maix, os alunos do 4º1T conheceram a sua extraordinária história com o objetivo de aprender por meio dos seus ensinamentos.

Na leitura da sua história, eles se sensibilizaram e resolveram ilustrar um livro, com o intuito de cativar as pessoas com os ensinamentos por ela deixados, e de suscitar nelas a reflexão: tudo na vida é possível, desde que se tenha amor, determinação e fé.

“Façamos com exemplo, aquilo que com palavras ensinamos.” (Bárbara Maix)

Diante do exposto, conclui-se que o envolvimento da escola como um todo nesses acontecimentos mostrou que os exemplos magnânimos, deixados por Bárbara, permanecem vivos nas obras que compõem os feitos da Congregação, entre elas o Colégio Puríssimo Coração de Maria.






Equipe de Serviço Pastoral
blogbeatificacao@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário