quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Colégio Madre Bárbara vence no 2º lugar Concurso de Redação


Lajeado – A manhã desta terça-feira (3) foi de orgulho para a instituição do Colégio Madre Bárbara. Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, Jeferson Jantsch e Júlia Griesang ambos de 15 anos foram classificados no 2º lugar do Concurso de Redação, com o texto “Cemitérios”, realizado pelo Caderno Meio Ambiente nas Escolas do Jornal O Informativo do Vale. Com preparação desde julho deste ano, os alunos deveriam pensar em uma pauta, buscar as fontes e escrever um texto jornalístico baseado no tema meio ambiente. A professora responsável pela atividade foi Judite Ingrid Schmatz da disciplina de produção textual. Ao todo foram 168 inscrições válidas e destas 27 escolas foram finalistas e três ficaram entre as melhores: no 1° lugar Escola Estadual de Ensino Médio Nova Bréscia, de Nova Bréscia, 2° lugar Colégio Madre Bárbara, de Lajeado e 3° lugar Colégio Vidal de Negreiros, de Estrela.

Judite conta que quando foi feito o convite para o CMB, ela foi representar a escola em um evento no Jardim Botânico, quando achou interessante o projeto sendo propício a disciplina passada em sala de aula. “Por tratar de um tema tão relevante como o meio ambiente falei com a jornalista do Colégio, Renata Leal, que palestrou com os alunos dos 1ºs anos para informá-los sobre dúvidas e regras jornalísticas.” Para incentivá-los ainda mais a irem em busca de temas fortes na região, o 2º trimestre foi avaliado com as produções dos alunos. “Felizmente o CMB ficou com a 2ª colocação, o que é gratificante, pois os alunos gostaram da atividade e foram atrás de assuntos inovadores.”

A diretora Maria Elena Jacques destaca que é um orgulho para a instituição participar desse projeto do Meio Ambiente nas Escolas, sendo algo pedagógico que busca a formação dos jovens em busca de qualidade de vida.

“O CMB teve sucesso graças ao trabalho de equipe da professora e coordenação pedagógica, e entusiasmo no objetivo difundido sobre o projeto com os alunos que se empenharam em busca da realização de um trabalho de qualidade.”

O realizador do projeto

A coordenadora do projeto, Miriam Volkmer Destefani, salienta que o Concurso foi lançado para ter um briefing da região no olhar dos alunos, porque eles tem uma outra visão. “Nós fazemos um trabalho de levar informação ambiental para dentro das escolas na busca da sustentabilidade e no auxílio da construção disso, mas o aluno tem outra visão que nos dá um raio-x da região e com certeza enriquece nosso trabalho.” Para o próximo ano muitas das reportagens elaboradas pelos alunos serão retrabalhadas e serão pautas do Jornal.

O Governo de Lajeado foi um dos apoiadores do projeto. O Prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, também presente no evento, acredita que as parcerias do Jornal O Informativo do Vale com a região e escolas são importantes por incentivarem os jovens a lidarem com temas ambientais em que as pessoas estão cada vez mais inseridas. “Temos uma preocupação com relação global quanto à isso, mas também temos que iniciar pela nossa casa, nosso entorno, cidade e região, por isso é necessário aculturar as pessoas nessa relação começando pela criança e adolescente que são fundamentais para que tenhamos um mundo melhor”, diz o Prefeito.

Repórteres em busca de soluções ambientais

Os repórteres por alguns “meses” que foram os vencedores do 2º lugar do Concurso, Jeferson e Júlia ficaram felizes com a classificação. Com o texto elaborado nos cemitérios do município, eles contam que quando foi colocado o projeto pela professora, o pai de Júlia sugeriu o tema.
“Buscamos algo diferente que não tinha sido escrito e que ninguém tinha conhecimento, então queríamos algo novo para impactar os leitores com a notícia.”

Os alunos foram buscar fontes na prefeitura, secretaria do meio ambiente e na Univates. Em sua produção, embasaram o texto de meio ambiente, falando sobre quando o corpo se decompõe e um líquido é expelido, penetrando no solo. “Neste caso salientamos que o cemitério precisaria de uma preparação antes que o corpo fosse enterrado, pois sem o lençol freático é contaminado por essa falta de preparação”, dizem os alunos que ficaram satisfeitos em não só ter inovado no tema e vencido o concurso, mas ter aprendido sobre o assunto na busca por um bom conteúdo.
 
 
 
 

Presenças evento

Entre as autoridades, estava no evento o presidente da Corsan, Tarcísio Zimermmann, o prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schimidt, o vice-prefeito de Lajeado Wilson Jacques, o coordenador do Curso de Comunicação Social da Univates, Leonel José de Oliveira, a coordenadora da 3° CRE, Marisa Bastos e a coordenadora do projeto Meio Ambiente na Escola, Miriam Destefani, além da equipe diretiva e tesoureiro da Associação de Pais e Mestres (APM), Eldor Etges, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário