sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MEC reconhece serviços prestados pela Sociedade Educação e Caridade

Conquista - O trabalho social realizado pela Sociedade Educação e Caridade – Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi reconhecido pelo Ministério da Educação, com o Certificado de Entidade Beneficente  de Assistência Social (CEBAS). Uma portaria do órgão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 19 de janeiro de 2011, atesta a excelência dos serviços prestados pela entidade, nos espaços onde a Congregação se faz presença solidária.
Diário Oficial da União
Em outras palavras, o CEBAS atesta a importância das atividades, e permite que a Sociedade Educação e Caridade tenha isenção de impostos (cota patronal), revertendo em ações e projetos que beneficiam pessoas em condição de vulnerabilidade social, também identificadas como sujeitos da missão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: crianças e adolescentes, jovens, mulheres e idosos.

O certificado é concedido após uma criteriosa avaliação do relatório de atividades e o programa de ação fornecido pela entidade ao Ministério. A avaliação é feita segundo critérios estabelecidos pelo MEC. No caso da Sociedade Educação e Caridade, o pedido de renovação da Certificação foi protocolado em setembro de 2009, obtendo retorno no início deste ano.

A Secretária da entidade, Irmã Gema Tonial, explica que o certificado obtido pela Sociedade Educação e Caridade vai muito além do reconhecimento do Ministério da Educação. Traz também a aprovação dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social. “As nossas atividades estão nas áreas de educação, saúde e assistência social, mas a preponderância é na área da educação, por isso, a aprovação pelo MEC. As entidades certificadas cumprem vários requisitos. No nosso caso, foi avaliada a gratuidade concedida através de bolsas de estudo, nas escolas, o serviço aos usuários do SUS, nos hospitais, e a assistência social, nas obras sociais e projetos, dentre outras. Após análise, as entidades certificadas, podem ser isentadas da cota patronal. Todavia, assumem a obrigação de prestar serviços gratuitos, num montante definido por cada Ministério. O Benefício não é para a entidade, mas é para o público da Assistência Social”, informa.

A entidade trabalha no intuito de garantir a continuidade da condição de Certificada, que já detém desde o ano de 1965. Dessa forma é parceira do poder público, fazendo às vezes do mesmo, junto aos sujeitos da missão, identificando-os e atendendo-os em suas necessidades, no sentido da promoção e defesa da vida. “O grande benefício é poder atender aos pobres. Para nós, é uma alegria e uma certeza de que as ações estão caminhando bem, de que as finalidades estão sendo atingidas. Também nos dá a tranquilidade de planejar as atividades de 2011”, disse.

Números

Os dados de atendimento feitos da Sociedade Educação e Caridade no ano de 2010 ainda estão sendo recolhidos e tabulados, contudo, os números do Balanço Social de 2009 revelam que mais de 1 milhão de pessoas foram atendidas pelas Irmãs nos 14 estados brasileiros onde  Congregação é presença solidária.

Na área da educação, somou-se um total de 15.554 alunos matriculados, dentre estes, 4.675 foram beneficiados com bolsa integral ou parcial.

Em 2009, os cinco Hospitais mantidos também alcançaram atendimento digno e de qualidade, Considerando os atendimentos ambulatoriais, internações e serviços auxiliares de diagnóstico de tratamento, atingiu a cifra de 958.133.

Já as Obras Sociais, espaços de defesa e promoção da vida de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos totalizaram a assistência a 2.670 pessoas. Somam-se a esses dados os 24.906 atendimentos feitos pelas ações sociais e pastorais das cinco Províncias ICM: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, São Paulo e Teresina.

Sociedade Educação e Caridade: 100 anos e muito caminho pela frente

No início de 2011, a Sociedade Educação e Caridade comemorou 100 anos de fundação e atuação. Esta marca especial faz a entidade olhar para frente, na busca do acolhimento de novos sujeitos de missão e tornando-se referência entre as instituições que atuam em prol da construção de uma sociedade mais humana, justa, solidária e sustentável.

Inspiradas pela Bem-Aventurada Bárbara Maix, precursora de todo o serviço executado pela SEC, a entidade atua na contínua missão de defender os mais pobres, promovê-los para o exercício da cidadania e a vivência da solidariedade como meta-matriz de todas as ações, possibilitando significativa mudança na forma de vida das pessoas atendidas.


Magnus Regis
comunicacao@icm-sec.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário