quinta-feira, 3 de junho de 2010

Encontro OSICOM

O primeiro dia de formação teve acento maior na acolhida, nas boas vindas aos colegas pelo retorno das férias e recepção aos novos que se integram a equipe. Na parte da tarde desenvolvemos o Tema da Campanha da Fraternidade, com a animadíssima presença da Irmã Bernardete e seu repertório musical que não deixa a “peteca cair”. Pudemos identificar sinais onde a economia desabrocha, floresce e dá frutos de vida, em favor dos mais pobres que se organizam, que se articulam. Também percebemos as lacunas do projeto econômico vigente que não tem previsto o atendimento de todas as pessoas mas, o privilégio de alguns em detrimento da maior parte da humanidade.

No segundo dia de formação nos debruçamos sobre o nosso Novo Projeto Educativo (2010-2015): OLHAR DO CORAÇÃO.

Foi com grande alegria, entusiasmo, vibração que recebemos as Irmãs Amélia Thile (Educação e Ação Social da Congregação) e Elenar Berghahn (Educação e Ação Social da Província) para uma manhã de estudos. Nesta manhã pudemos alimentar o nosso espírito, nosso corpo e nossa mente. Na primeira hora da manhã iniciamos a celebração Eucarística. Na celebração da Palavra oramos e refletimos a I Carta aos Coríntios. Na carta ficou claro que o alicerce é Jesus Cristo e sobre o alicerce se constrói a casa. Cada um vai ser julgado pela obra que ergueu sobre o alicerce. A obra pode ser a nossa vida. Somos templos do Espírito Santo e somos responsáveis para que ela cresça e manifeste a presença de Deus na família, na comunidade e na sociedade.

Ainda na celebração da Palavra, fizemos uma leitura das cartas de Bárbara de que nos estimulou a SER mais, “avançar na virtude”. A carta nos dizia que para alcançar a nossa missão, construir a casa do Senhor, precisamos de “grandes virtudes, de um coração magnânimo, grande fé, esperança e amor, todas as virtudes em altíssimo grau”. Pudemos perceber a dedicação que Bárbara nutria pela missão que recebeu de Deus e da qual herdamos. Identificamos os apelos do Espírito Santo demonstrados nos sinais dos tempos, visíveis, dizíveis, palpáveis a quem está aberto ao apelo divino, para a realização do Reino de Deus.

Irmã Amélia e Irmã Elenar nos presentearam com uma belíssima apresentação do Projeto Educativo para os próximos 5 anos (20010-2015). Elas, em rápidas palavras, nos colocaram diante das virtudes de Bárbara; as exigências para SER um educador(a); fizemos um apanhado da realidade destacando suas características tanto nos seus avanços como nas suas limitações.

Diante de grandes apelos, desafios, necessidades precisamos de educadores que possam ter uma intimidade com Deus que permita superar as provações pois acreditamos que “Deus está conosco, e ninguém pode nos fazer mal. Nem tentação, nem a perseguição, nem a provação” nos impedirão de realizar o Projeto Educativo.

Temos um compromisso efetivo e afetivo com o Projeto do Reino de Deus, e dele partilhar com os nossos educandos. Eles e cada uma das pessoas com quem nos relacionamos. Queremos uma sociedade que possa SER mais “justa, humana fraterna, democrática, plural e tolerante”. Esta sociedade precisa de pessoas que se comprometam com este Projeto. Pessoas que sejam críticas da realidade que os cerca ajudando a transformá-la para que se aproxime, o máximo possível, daquilo que é o desejo de Deus. Como já disse alguém: Uma utopia serve de horizonte, porém quanto mais me aproximo do horizonte, na mesma proporção ele se afasta de mim. Mas então para que utopia se não a alcanço? É para nos manter caminhando!!!

Assim, a utopia de Bárbara, o seu modo de educar, acolher, ocupar-se com as coisas de Deus presentes no irmão na irmã é para nós hoje uma forma de nos manter caminhando na direção da realização da vontade de Deus.

Os vídeos da formação estão disponiveis



Vídeo II




Paz e Bem!

Gustavo Waschburger
OSICOM 12/03/2010

blogbeatificacao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário