segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nova presidente nacional para a Conferência dos Religiosos do Brasil


A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil terá, a partir de junho, nova presidente. Trata-se de Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, da Congregação das Mensageiras do Amor Divino,  então vice-presidente da Conferência, eleita na última Assembleia Geral Eletiva de 2013. Foi presidente da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras de 1994 a 1997 e de 2009 a 2012.

Irmã Maria Inês assume o cargo de presidente como substituta de   Irmão Paulo Petry, eleito conselheiro geral para a Região Latinoamericana e Caribenha da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas). A eleição ocorreu durante o 45º Capítulo Geral da Congregação que acontece até meados de junho de 2014, em Roma.  Irmão Paulo passa a residir, a partir de junho, na cidade de Medellín, Colômbia.

“Minha gratidão aos Religiosos e Religiosas do Brasil que na última AGE me elegeram, depositando sua confiança em mim. Gratidão a todos/as que assumiram e assumem a missão da CRB. Gratidão às Congregações que liberam alguns de seus membros para integrar as equipes, os serviços e setores que transformam as palavras e anseios da AGE em ações, obras e vida da CRB” disse Irmão Paulo, em mensagem enviada de Roma.

 O transição oficial do antigo para a nova presidente está em processo e provavelmente, segundo Irmão Paulo, deverá acontecer ainda em meados do próximo mês.

 A CRB Nacional (diretoria, assessores e assessoras executivas e funcionários) agradece Irmão Paulo pelo  serviço prestado e pela convivência fraterna e deseja abençoada missão junto aos co-irmãos Lassalistas. À Irmã Maria Inês, boas vindas à Conferência, agora,  como presidente. 

 Segue, na íntegra,  a mensagem de Irmão Paulo Petry, fsc:

 Estimados Irmãos, queridas Irmãs!

Ao escrever esta mensagem, ouço a canção inspirada em Gênesis 12,1, e que diz: “Sai da tua terra e vai, onde te mostrarei... sai da tua terra e vai contigo estarei”.

De 26 de abril até 8 de junho, a nossa Congregação, Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, celebra seu 45º Capítulo Geral, em Roma. Este Capítulo é também eletivo, e assim, acabamos de eleger o novo Governo do Instituto para os próximos sete anos, e que ficou assim constituído:

Superior Geral: Irmão Robert Schieler, dos Estados Unidos;
Vigário Geral: Irmão Jorge Gallardo de Alba, do México;
Cinco Conselheiros Gerais para o Instituto e Regiões: PARC, Ásia e Oceania: Irmão Ricardo Laguda, de Filipinas;

RELAF, África: Irmão Pierre Ouattara, de Burkina Faso;

RELAL, América Latina e Caribe: Irmão Paulo Petry, do Brasil;

RELAN, América do Norte: Irmão Timothy Coldwell, dos Estados Unidos;

RELEM, Europa e Oriente Médio: Irmão Aidan Kilty, da Inglaterra.

Para conhecer mais, favor visitar: http://www.lasalle.org/#1. Assim, tendo sido eleito Conselheiro Geral para a Região Latino-americana e o Caribe, eu terei que assumir como tal imediatamente e mudar de endereço, ou seja, para a sede da RELAL (Região Lassalista Latino-americana e Caribenha), que se encontra em Medellín, Colômbia. Maior parte dos próximo sete anos terei que viver em Medellín, contudo, três meses ao ano teremos trabalhos em Roma. Isto significa que terei que renunciar à Presidência da CRB Nacional, e já estamos realizando os devidos encaminhamentos para tal.

Quão rápido gira a roda da vida, e me atrevo a usar as palavras de nosso querido Papa Francisco quando diz, “Deus sempre nos surpreende”. Há um ano, enquanto dirigia uma de nossas escolas em Niterói, RJ, fui eleito por vocês para presidir a CRB Nacional. E agora, presidindo a CRB Nacional fui eleito Conselheiro Geral de nossa Congregação.

A partir de minha eleição como Conselheiro Geral para a América Latina e Caribe, me invade um misto  de alegria, esperança, preocupação e saudades. É motivo de alegria e esperança, pois é a manifestação da confiança que meus Irmãos depositam em mim, e a possibilidade de seguir assumindo nossa missão além fronteiras. Por outro lado vem a preocupação e a saudade. Preocupação com o tamanho da responsabilidade que implica a nova missão, e preocupação por ter que deixar a presidência da CRB Nacional, em meio a tantos processos de animação que estamos levando. Eis aí também o motivo para a saudade que já me invade. Esta vem da proximidade, carinho e alegria com que todos/as vocês me acolheram. A saudade antecipada aumenta na medida em que diante de mim passa como que um filme com os rostos de tantos Irmãos e Irmãs que encontrei neste tempo que estive à frente da CRB Nacional.

Minha gratidão aos Religiosos e Religiosas do Brasil que na última AGE me elegeram, depositando sua confiança em mim. Gratidão a todos/as que assumiram e assumem a missão da CRB. Gratidão às Congregações que liberam alguns de seus membros para integrar as equipes, os serviços e setores que transformam as palavras e anseios da AGE em ações, obras e vida da CRB. Gratidão especial aos membros da Diretoria da CRB Nacional que tanto me apoiaram e deram de si para a construção de nosso Plano de Ação 2014-2016. Muito obrigado aos assessores/as, aos integrantes da Equipe Interdisciplinar, ao Conselho Editorial, às Equipes que prepararam e preparam os Seminários, àqueles/as que assumem a animação Regional e aos/às funcionários/as da CRB – todos/as vocês importantes e significativos/as para o bom andamento das iniciativas assumidas.

Quanto à parte legal, eis o que reza o Estatuto da CRB Nacional, em seu Art. 37 – “Na vacância de algum dos cargos da Diretoria Nacional esta elegerá, dentre os membros da CRB NACIONAL, um substituto, salvo o caso de vacância do cargo do Presidente, cuja substituição se dará pelo Primeiro Vice–Presidente”.

Nesta circunstância, assume como Presidente da CRB Nacional a Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, MAD (Mensageira do Amor Divino). Ficamos imensamente gratos à nova Irmã Presidente, que, deseja e necessita contar com o apoio da VRC do Brasil, tal como eu pude contar. Espero que Irmã Maria Inês seja muito iluminada pela divina Ruach, e que ela possa contar com o apoio de todos/as, pois a CRB somos todos/as nós.

De minha parte dou as boas vindas à Irmã Maria Inês, fazendo votos que sua missão seja profícua, harmoniosa, abençoada, santa e santificadora. Pelo tempo que pude conviver com Ir. Maria Inês durante nossas Reuniões da Diretoria da CRB Nacional, fico tranquilo, pois sei de seu amor pela VRC, sua comunhão com a Igreja e a paixão pelo Reino de Deus. Fico-lhe imensamente agradecido, Irmã Maria Inês, que em meio a “sustos, sobressaltos e incertezas”, aceita assumir a esta nova missão. Esta gratidão se estende também à Irmã Kátia, Superiora de Ir. Maria Inês e às Mensageiras do Amor Divino pela liberação da Irmã para assumir a Presidência da CRB Nacional.

Não me despeço de vocês, pois, apesar da distância geográfica, pretendo continuar em comunhão com a Vida Religiosa Consagrada  do Brasil, e no que me for possível, seguir colaborando, e muito mais, recebendo e alimentando-me da rica reflexão que aqui se produz. Assim, recebam meu abraço fraterno, na alegria de celebrar a vida, que se renova, reinventa e acontece ali onde nos reunimos em nome do Senhor, para servir seu povo.

Irmão Paulo Petry, fsc

Saiba Mais:

CRB Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário