terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O QUE É A BEATIFICAÇÃO?

A beatificação surgiu no século XV, e era um privilégio concedido pelo Papa em previsão da futura canonização, permitindo que já se começasse a prestar culto a algum Servo de Deus em determinada região antes que fosse declarado santo. Nesses casos, a causa já se encaminhava para o seu fim, faltando apenas alguns dos vários milagres exigidos.

No século XVII a beatificação acabou se tornando um passo obrigatório antes da canonização. O título de beato quer dizer que é permitido prestar culto público a um Venerável (Venerável é o servo de Deus cujo processo concluiu que ele viveu as virtudes cristãs em grau heróico).



Uma das diferenças entre santos e beatos é que o beato tem o seu culto limitado a algumas regiões, enquanto que o santo é cultuado universalmente, em toda a Igreja.

Assim, no que diz respeito à existência de culto público em determinada região, santos e beatos se eqüivalem. A beatificação já cumpre a nível regional a função principal da canonização, que é propor o exemplo e a intercessão de um servo de Deus.

Com a Beatificação pelo papa, a pessoa santa passa a ser chamada de Beato ou Beata (o mesmo que Bem-aventurado). Com a Beatificação permite que se preste culto público a essa pessoa, em determinadas regiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário